siga-nos | seja fã
PUB
 

São Brás de Alportel promoveu encontro entre professores, educadores e auxiliares das escolas do concelho

Imprimir Partilhar por email
14-09-2018 - 07:59
Chegou o momento do regresso às aulas, que em São Brás de Alportel é sinónimo da já habitual cerimónia de abertura do ano letivo 2018/2019, um encontro convívio que o Município de São Brás de Alportel organiza em parceria com o Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, para reunir professores, educadores e auxiliares das escolas do concelho.
 
Nesta edição, o encontro decorreu no Museu do Traje esta quarta-feira, 12 de setembro.
 
O programa teve início com uma visita ao concelho, num autocarro da autarquia, que permitiu aos novos professores e educadores conhecer as principais potencialidades do território, elementos de interesse, equipamentos culturais e desportivos do concelho, para além do parque escolar concelhio, conforme explica nota do Município.
 
Seguiu-se a cerimónia, no Museu do Traje, onde os professores e educadores foram recebidos pelo executivo municipal assim como pela diretora do agrupamento, Nídia Amaro e por Cristina Chaveca, em representação do delegado regional da Educação do Algarve. A sessão teve início com os acordes de saxofone e violino, interpretados por dois músicos em representação do Grupo de Amigos do Museu e do Grupo de Musica Tradicional Ucraniana, Jasmim, que são exemplo da boa integração intercultural do município.
 
Dando as boas-vindas aos cerca de 260 profissionais que este ano têm a importante missão de garantir o melhor ensino e desenvolvimento a aproximadamente 1.600 alunos, desde o pré-escolar até ao ensino secundário, o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro enalteceu a educação como a grande base para o desenvolvimento da comunidade, mostrando que em conjunto com a sua equipa pretende manter um diálogo aberto com todos em prol da educação e da juventude são-brasense.
 
 
Porque o período de regresso às aulas é sempre acompanhado por um plano de obras e intervenções no parque escolar, Vítor Guerreiro recordou que estão já em fase de conclusão os trabalhos de requalificação das instalações sanitárias da Escola Poeta Bernardo Passos, assim como de instalação de novos equipamentos de apoio ao ensino. 
 
Um investimento integrado no plano de intervenções no Parque Escolar do concelho, no âmbito do qual já estão previstas várias melhorias para 2019, incluindo a intervenção ao nível da eficiência energética, que vai contemplar a substituição das coberturas por materiais mais sustentáveis. A estes investimentos, somam-se ainda as melhorias realizadas em equipamentos culturais e desportivos.
 
Para apoiar as famílias, o Município são-brasense faculta o prolongamento de atividade diária até às 18h30 nas escolas de 1.º ciclo. Este prolongamento é comparticipado pelas famílias de acordo com as respetivas condições económicas.
 
O programa das atividades de enriquecimento curricular (AEC) para alunos do 1.º ciclo é dinamizado em parceria pela Associação de Pais e Encarregados de Educação e a Associação de Solidariedade e Apoio à Família “Ensinar a Sorrir”. A Componente de Apoio à Família (CAF) no primeiro ciclo regressa com atividades lúdicas e apoio aos trabalhos de casa. Uma iniciativa que envolve a Associação “Ensinar a Sorrir” em parceria com o Agrupamento de Escolas e o Município.
 
Para os alunos do pré-escolar, a autarquia organiza as Atividades de Animação e Apoio à Família que consistem em atividade física e desportiva e educação musical.
 
Na ocasião, a diretora do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, Nídia Amaro, dirigiu-se aos professores, educadores e auxiliares presentes afirmando que a educação é um trabalho conjunto que envolve a comunidade escolar mas também várias entidades locais e regionais, agradecendo a colaboração e empenho de todos, que será a chave do sucesso. Um trabalho que considera que tem alcançado muito bons resultados e que espera que se continuem a alcançar, referindo ser “feliz, como diretora de um agrupamento de escolas assim!”
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Já se encontram abertas candidaturas para a Feira de Verão de Quarteira



-

Vila do Bispo:Veleiro francês afunda-se resultando numa vítima mortal



-

Castro Marim:Despiste de veículo pesado faz duas vítimas mortais e um ferido



-

Loulé ganha prémio Município do Ano Portugal 2018 - UM Cidades



-

Sismo de 2.9 a 8 km de Alcoutim



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Colisão aparatosa logo pela manhã na EN125

Colisão aparatosa logo pela manhã na EN125

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Já se encontram abertas candidaturas para a Feira de Verão de Quarteira

Já se encontram abertas candidaturas para a Feira de Verão de Quarteira

ver mais
 
Vila do Bispo:Veleiro francês afunda-se resultando numa vítima mortal

Vila do Bispo:Veleiro francês afunda-se resultando numa vítima mortal

ver mais
 
Castro Marim:Despiste de veículo pesado faz duas vítimas mortais e um ferido

Castro Marim:Despiste de veículo pesado faz duas vítimas mortais e um ferido

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio