Sociedade

Semana Intercultural de Portimão começa com uma história para crianças

 
Sob o mote da diversidade cultural, Portimão vive mais uma semana dedicada à Interculturalidade, entre 25 e 29 de maio, através de um programa de atividades com vista a promover a partilha de experiências e o convívio entre várias comunidades, sensibilizando os cidadãos para a importância da construção de uma sociedade mais justa, igualitária e intercultural.

 
De acordo com informação avançada pela autarquia o programa tem início com os mais novos através de “Estórias do Mundo e de Todos”, com a leitura do livro “A Ovelhinha Preta” de Elizabeth Shaw no dia 25 de maio, pelas 16h00, na Biblioteca Manuel Teixeira Gomes, enquanto que no dia 28 de maio esta história será explorada pelas crianças de algumas instituições do município.
 
O fim de semana ficará marcado pelo “III Encontro de Culturas”, espectáculo de música, dança e cultura de vários cantos do mundo promovido pela associação A CAPELA - que terá lugar no auditório do Museu de Portimão a partir das 19h00, com a participação do Estúdio “Mixdance” da C.A.P.E.L.A; BayanMix de Albufeira entre outros, num momento de interculturalidade por excelência.
 
A 28 de maio, a celebrar o Dia dos Vizinhos, tem lugar a Festa da Boa Vizinhança que, a partir das 15h00, fará do Centro Comunitário da Cruz da Parteira o ponto de encontro para os moradores dos bairros municipais e utentes dos Centros de Convívio Sénior do Município para uma tarde, num ambiente de convívio e animação.
 
A 29 de maio celebra-se o Dia Municipal do Imigrante e Diversidade Cultural com a entrega de Títulos de Residência aos alunos abrangidos pelo projeto “O SEF vai à Escola”, um programa de intervenção para a regularização documental de menores estrangeiros em situação irregular que frequentam a escola oficial em Portugal e que faz parte do Contrato Local de Segurança de Portimão. A cerimónia terá lugar em local e hora a anunciar. 
 
Por estes dias a associação C.A.P.E.L.A.- Centro de Apoio à População Emigrante de Leste e Amigos estará de portas abertas (na Urb. do Pimentão, lote 6, cave dto- tel:282495583) para todos os migrantes que queiram conhecer o seu espaço de as suas atividades. 
 
Fundada a 25 de fevereiro de 2005 por iniciativa dos imigrantes de Leste, com o apoio da Câmara Municipal de Portimão, com vista a responder à necessidade de aprendizagem da língua portuguesa atualmente este Centro é um local de referência para os imigrantes que aqui encontram apoio para a resolução de muitos dos problemas inerentes à sua vida, constituindo uma das maiores associação na região do Algarve com 1811 membros associados de 28 nacionalidades. 
 
Refira-se ainda que, pelo contributo da Associação na integração dos imigrantes na comunidade Portimonense e pelo trabalho SociaL e Humanitário desenvolvido foi distinguida pela Câmara Municipal de Portimão com a Medalha de Mérito Municipal.