Sociedade

Seminário:“Cuidados Neonatais e Vigilância da Grávida” assinalam 40 anos da Ualg e do CHUA

 
Realiza-se no próximo dia 31 de maio um Seminário subordinado ao tema: «Cuidados Neonatais e Vigilância da Grávida».

 
Esta iniciativa surge no âmbito da programação conjunta do 40º aniversário da Unidade Hospitalar de Faro do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) e da Universidade do Algarve (UAlg) e terá lugar no Auditório Teresa Gamito, Edifício 1, no Campus de Gambelas.
 
Com início às 09h00, a sessão de abertura conta com as intervenções do vice-reitor da UAlg, Saúl de Jesus, e da presidente do Conselho de Administração do CHUA, Ana Paula Gonçalves.
 
Segue-se às 09h30 uma apresentação sobre o tema «Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais de Faro: uma referência no cuidar», proferida pela diretora do Departamento da Criança, Adolescente e Família do CHUA, Maria José Castro. Ainda no âmbito da atividade hospitalar, Fernando Guerreiro, diretor do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia do CHUA, irá abordar a temática «Vigilância da Gravidez de Baixo Risco».
 
O painel de comunicações prossegue com a intervenção de António Pêgas, do Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina da UAlg, sobre «O Contributo da Medicina Familiar na Gravidez e Período Neonatal».
 
«O Papel do Enfermeiro na Preparação para a Parentalidade», proferido por Emília Costa, da Escola Superior de Saúde da UAlg, e «Os Cuidados Neonatais e a Formação dos Enfermeiros», apresentado por Filomena Matos, da Escola Superior de Saúde da UAlg, são os temas abordados na área da enfermagem.
 
A moderação fica a cargo da presidente do Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina da UAlg, Isabel Palmeirim.
 
A participação é gratuita, sendo a inscrição feita no local antes do início da sessão.