siga-nos | seja fã
PUB
 

Sezinando Rosa

Sezinando Rosa
Imprimir Partilhar por email
24-11-2013 - 22:15
O Algarve Primeiro resolveu prestar uma merecida homenagem a um homem cujo percurso se dedicou aos outros e à igreja. Trata-se de Sezinando Rosa que é o Padre mais idoso de Portugal, natural de Vila Real de Santo António e um exemplo de dedicação à sua ideologia e opção de vida.
 
 
Sezinando Rosa nasceu a 20 de Julho de 1911, pelo que celebrou o seu centésimo aniversário este ano com um reconhecimento da instituição a quem se entregou cerca de 77 anos. 
 
Assim, a Diocese do Algarve fez questão de marcar este momento com a celebração de uma missa pelo seu aniversário, “dando graças a Deus por mais um ano de vida” e, aproveitando a oportunidade para recordar o percurso de Sezinando Rosa, o padre mais idoso de Portugal e ordenado há mais tempo, que obedeceu a sete papas. 
 
De acordo com fonte da igreja, o padre está aposentado há alguns anos e é conhecido como cónego monsenhor Sezinando Rosa. 
 
Foi administrador da Rádio Renascença e secretário-geral da Universidade Católica Portuguesa, foi sacerdote durante 77 anos e deveu obediência a sete papas e sete bispos do Algarve. 
 
Presentemente a viver com familiares em Alcantarilha no concelho de Silves, recordar o percurso de Sezinando Rosa é anotar que foi ordenado sacerdote a 15 de Setembro de 1934, tendo celebrado a sua missa nova no dia 23 do mesmo mês em que foi ordenado. 
 
Sezinando Rosa foi vigário geral e vigário episcopal para a Pastoral Social da Diocese do Algarve, pároco de Alcantarilha, administrador paroquial da Guia em Albufeira, secretário-geral da Acção Católica de Portugal e director do Secretariado-Geral da Conferência Episcopal Portuguesa. 
 
Do seu percurso é ainda de enaltecer o facto de ter sido provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alcantarilha e professor no Liceu de Faro e, desde que nasceu, foi contemporâneo de nove papas, facto que pode muito bem explicar o seu carácter e a forma como tem conduzido o seu percurso de forma notável e com uma entrega singular. 
 
Devido ao seu estado de saúde, Sezinando Rosa está acamado, sendo que as suas deslocações se têm complicado. Ainda assim, consegue alguma mobilidade com o auxílio de uma cadeira de rodas e o apoio dos muitos que o rodeiam diariamente, numa justa homenagem pela entrega que prestou aos outros durante os seus cem anos de vida. 
 
Sezinando Rosa é um exemplo de resistência e, acima de tudo, de luta e de longevidade a que se acrescenta o facto de ser um algarvio notável cujo percurso se tem delineado dentro e fora da terra que o viu nascer. 
 
(Actualização:15.02.11) 
 
22-03-12 
O cónego Sezinando Rosa, padre católico mais idoso do país, morreu aos 100 anos, no dia 21 de Março de 2012. 
 
Foi contemporâneo de 9 Papas e 8 bispos do Algarve. 
 
O funeral realizou-se no dia 23 de Março de 2012, presidido pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas.
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Jorge Roque



-

Miguel Drago



-

Filipe Santos



-

Manuel Cabanas



-

António Aleixo



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Bolo-rei gigante de Olhão foi este ano oferecido "por opção"

Bolo-rei gigante de Olhão foi este ano oferecido "por opção"

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Comissão Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios de Loulé fez balanço de 2017

Comissão Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios de Loulé fez balanço de 2017

ver mais
 
Uber e Re-food convidam motoristas e utilizadores a juntar-se a causa solidária

Uber e Re-food convidam motoristas e utilizadores a juntar-se a causa solidária

ver mais
 
Seis arguidos acusados pelo Ministério Público por burla que rendeu mais de 800 mil euros

Seis arguidos acusados pelo Ministério Público por burla que rendeu mais de 800 mil euros

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio