Economia

Startup Portimão assinalou 1º aniversário com 99% de taxa de ocupação

 
Numa tarde aberta à comunidade, a Startup Portimão brindou os convidados com um balanço positivo após um ano de atividade.

 
A Startup Portimão, incubadora de negócios do Município de Portimão situada no Autódromo Internacional do Algarve celebrou o seu 1º ano de vida no passado dia 10 de agosto na presença de alguns dos parceiros locais e de muitos dos empreendedores que aceleram as suas ideias e projetam o seu futuro e que fazem desta incubadora um caso de sucesso com uma taxa de ocupação de 99% .
 
Recorde-se que esta incubadora com foco nas “Smart Cities”, resulta de um sonho da Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes e que, graças a uma parceria com o Autódromo Internacional do Algarve e a dinamização da empresa Territórios Criativos e uma rede importante de parceiros é hoje uma realidade que cada dia conquista mais gente empreendedora.
 
Luís Martins Martins, administrador dos Territórios Criativos, comunicou os resultados, estratégias e objetivos futuros da Startup Portimão, revelando que "o ecossistema da Startup Portimão criou-se de forma orgânica", bem como através de uma rede de parcerias regionais e nacionais que permitiram alavancar a sua atuação e oferta formativa.
 
De realçar a relação de proximidade entre a Startup Portimão e a comunidade local que ao longo do ano permitiu que alunos das escolas e universidades pudessem não só conhecer a oferta da incubadora municipal como se deixassem inspirar pelo espírito empreendedor.
 
Na ocasião foi ainda  anunciado que, até ao final do ano, está previsto o lançamento do Guia da Empreendedor e do Investidor, um Programa de Aceleração focado nas Smart Cities, a expansão física da Startup Portimão - recorrendo eventualmente às linhas de financiamento disponíveis para o Algarve – e que se continuará a fortalecer o posicionamento da Startup Portimão como referência no ecossistema empreendedor nacional e internacional.
 
O diretor-geral e CEO da Parkalgar SA, Paulo Pinheiro também presente afirmou que “tem sido uma revelação ver aquilo que se faz aqui. Ninguém pensou que um ano depois tivéssemos esta dimensão.”
 
O tubarão do programa televisivo “Shark Tank”, Miguel Ribeiro Ferreira, foi um convidado muito especial e brindou os presentes com um discurso motivador e com a sua fórmula do sucesso “ (Conhecimento técnico + Experiência + Networking) x Atitude”.
 
Teresa Filipa Mendes, vereadora da Câmara Municipal de Portimão, realçou na ocasião a importância da “Atitude” neste  primeiro ano de vida da StartUp Portimão, resultado de uma fórmula de sucesso em que o Autódromo Internacional do Algarve foi e é um parceiro fundamental, desafiando todos os presentes a continuarem a acreditar nas suas ideias e a conseguir vencer, com a StartUp Portimão.