Economia

StartUp Portimão festejou 3º aniversário com guias para empreendedores

Fotos|CM Portimão
Fotos|CM Portimão  
Isilda Gomes - Presidente da Câmara Municipal de Portimão
Isilda Gomes - Presidente da Câmara Municipal de Portimão  
Secretário de Estado - João Torres
Secretário de Estado - João Torres  
A StartUp Portimão festejou ontem, o 3º aniversário com a apresentação pública de dois guias de apoio a empreendedores e investidores que pretendam apostar no concelho, a que se seguiu uma ‘talk’ com um dos mais recentes empreendedores da incubadora de empresas portimonense.

 
Segundo informa nota do Município de Portimão, na sessão de abertura, a presidente da autarquia, Isilda Gomes, partilhou “a manifesta vontade de que a Startup Portimão seja um espaço onde se constroem oportunidades para que aqueles que querem criar a sua empresa possam concretizar os seus sonhos”, tendo lançado um desafio para que seja feito um upgrade às empresas do setor turístico, apostando na inovação. A propósito, a presidente deixou um recado: “Saibamos explorar todas as mais-valias do Algarve para melhorar a qualidade de vida dos nossos concidadãos e a capacidade de receber os nossos turistas.”
 
Esteve presente o secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Torres, que deixou uma mensagem de incentivo, ao defender que “é preciso continuar a acreditar no futuro.”
 
De acordo com a mesma nota, Vítor Neto, presidente do NERA e parceiro da incubadora municipal também marcou presença na sessão de abertura deste aniversário, destacando “o trabalho muito positivo desenvolvido pela Startup Portimão, a qual já tem influência em vários setores e noutras zonas da região.” 
 
A funcionar desde 2017 em instalações localizadas no Autódromo Internacional do Algarve, a StartUp Portimão tem sido uma aposta do Município em termos de apoio ao empreendedorismo e no alavancar da inovação, contando neste momento com 20 startups incubadas (física e virtualmente), 80 por cento das quais na área das SmartCities. Agrega mais de 45 parceiros regionais, nacionais e internacionais, que contribuem para que o ecossistema empreendedor seja cada vez mais uma realidade na região algarvia.
 
A mesma fonte avança que os números destes três anos são "elucidativos", com 130 iniciativas realizadas, 200 horas de formação e mais de 40 mentores, além de 13 alumni, contando atualmente com 26 postos de trabalho.
 
Em termos de futuro, e numa estratégia concertada com o Município de Portimão, o objetivo passa pela diversidade para outras áreas económicas, para além do Turismo, o setor de maior relevância na região.
 
Também está prevista uma interação efetiva e consistente com a massa crítica e os empresários locais, através da organização de encontros estratégicos com players das várias áreas do tecido económico. Uma das principais apostas será o posicionamento além-fronteiras da Startup Portimão, através da disseminação dos guias do empreendedor e do investidor em Inglês e de parcerias internacionais, contando para o efeito com a GEN Portugal, que passará a estar presente no dia a dia da incubadora algarvia.
 
Refira-se que a Global Entrepreneurship Network (GEN) é a maior rede de empreendedorismo mundial, gerindo uma plataforma de projetos e programas em 170 países, com o objetivo de facilitar o processo de início e crescimento um negócio, para qualquer pessoa e em qualquer lugar. Promovendo uma colaboração e iniciativas globais entre empreendedores, investidores, investigadores, governo e organizações de apoio empresarial, a GEN trabalha para fomentar ecossistemas empreendedores que criem mais empregos, consciencializem as pessoas, acelerem a inovação e fortaleçam o crescimento económico.
 
Estão igualmente pensadas a realização do 2.º Bootcamp em inglês e a angariação de startups estrangeiras para a incubadora, sendo que já atualmente 25 por cento dos empreendedores são oriundos de outros paíse, reforça a edilidade no mesmo documeno.
 
A representar a StartUp Portimão, Luís Matos Martins, apresentou as novas edições, a começar pelo guia “Portimão é a Opção”, que representa um novo passo para a atração de investimento, "sob a forma de uma ferramenta estruturada, útil e prática".
 
Nele está reunida informação com vista a apoiar investidores que queiram vir para o concelho de Portimão, fornecendo uma visão global das infraestruturas de apoio disponíveis, oportunidades culturais, custo de vida, gastronomia e acessibilidades, além das ofertas naturais da região, identificando ao mesmo tempo possibilidades de negócio, startups, estabelecimentos comerciais e indústrias. 
 
Quanto ao guia “Um Mergulho em Portimão”, constitui um manual prático, de consulta rápida, com contactos e dicas úteis para empreendedores, que vão desde como gerir o tempo e energia, a temáticas mais técnicas relacionadas com a preparação de um pitch ou a elaboração de um plano de negócios e até de um mapa financeiro.
 
Para além disso, disponibiliza exercícios desenhados para instigar os empreendedores a refletir sobre si próprios enquanto empreendedores e sobre aspetos intrínsecos ao negócio, como os riscos associados, os aspetos legais, o perfil dos investidores e a angariação de parceiros.
 
O programa terminou com a apresentação do projeto Breakfast Away, uma plataforma online de food delivery, a cargo do brasileiro Leonardo Silva, que é um dos mais recentes empreendedores da incubadora local, ao abrigo do programa Startup Visa. 
 
Os guias “Portimão é a Opção” e “Um Mergulho em Portimão” podem ser consultados aqui.