Sociedade

Subida de temperatura nos próximos dias - IPMA

 
Devido a uma corrente de leste que vai estabelecer-se a partir de sábado, dia 18 de agosto, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, prevê uma subida generalizada das temperaturas, sendo "uma situação característica do período de verão".

 
Conforme explica comunicado do IPMA, o anticiclone dos Açores, localizado sobre este arquipélago, estende-se em crista até ao golfo da Biscaia e, em combinação com a depressão térmica, dará origem a uma corrente de leste, com o transporte de uma massa de ar quente e seco que passará pela Península Ibérica e Marrocos.
 
Deste modo, no sábado, dia 18, a temperatura máxima do ar irá registar uma subida acentuada, em especial no litoral. A temperatura mínima irá registar também uma subida, em particular na noite de sábado para domingo.No fim-de-semana, os valores da temperatura máxima deverão variar entre 28 e 35°C nas regiões do litoral, entre 29 e 34°C nas regiões do interior Norte e entre 35 e 39°C nas regiões do interior do Centro e Sul. 
 
Os valores da temperatura máxima poderão mesmo atingir 40°C em alguns locais do Alentejo e vale do Tejo. Os valores da temperatura mínima deverão variar entre 17 e 22°C a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, sendo expectáveis valores entre 21 e 25°C a sul deste sistema.
 
O vento irá soprar fraco a moderado do quadrante leste, por vezes forte nas terras altas, podendo ainda fazer-se sentir o efeito da brisa no dia 18, mas com fraca intensidade.
 
Esta situação de tempo quente e seco deverá manter-se pelo menos até dia 21 de agosto, com valores de temperatura típicos destas situações, mas claramente inferiores aos registados na onda de calor do início do mês de agosto.