Sociedade

Tavira preparou programação especial para assinalar o Dia Mundial da Criança

 
Tavira assinala o Dia Mundial da Criança com uma programação online, a qual visa salientar os direitos dos mais novos, assim como difundir o estilo de vida mediterrânico nas atuais e futuras gerações.

Em nota de imprensa, a edilidade salienta que, a par deste programa, decorre, nos dias 01, 02, 08 e 09 de junho, a Semana da Criança e do Ambiente.
 
A Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em parceria com o Agrupamento 100 – Tavira, I Secção Lobitos, promove, no dia 01 de junho, pelas 10h00, via Facebook do município, a leitura do livro “Criança todos os dias” da autoria de Nuno Higino e a apresentação de desenhos com frases sobre os direitos das crianças, elaborados pelos Lobitos.
 
De modo a alargar esta celebração, a Biblioteca Municipal sugere que, em casa, as crianças que desejarem desenhem e escrevam uma frase sobre este tema e enviem para o e-mail biblioteca@cm-tavira.pt, ou publiquem as suas criações nas redes sociais como forma de relembrar a importância dos direitos dos mais novos.
 
Também o Museu Municipal, em parceria com o Agrupamento de Centros de Saúde Algarve III – Sotavento e o Centro de Saúde de Tavira, preparou um vídeo a pensar nas famílias, com propostas de lanches saudáveis baseados nos princípios da dieta mediterrânica, explicando a importância de incentivar os mais pequenos para o consumo de uma boa alimentação e para a prática de atividade física regular.
 
No seguimento da publicação “A Maria, o Avô Silvestre e a Dieta Mediterrânica em Tavira”, já distribuída junto da comunidade escolar, foram produzidas seis animações que dão a conhecer este estilo de vida, a partir de pequenas histórias destas personagens.
 
A autarquia programou ainda, um conjunto de iniciativas ambientais com o objetivo de sensibilizar as crianças e os jovens para a importância e proteção do meio ambiente.
 
Neste contexto, está previsto o seguinte programa:
 
Dia 01, 10h00-11h00
 
Ação de limpeza
 
Praia do Arraial Ferreira Neto
 
Colaboração: Centro Ciência Viva (CCV) Tavira
 
Dia 02, 10h00 – 11h30
 
“Eu mitigo. E tu? Mitigas?” (mitigação de invasoras)
 
Parque de Lazer da Mata da Conceição
 
Colaboração: APA, ICNF e CCV Tavira
 
Dia 08
 
09h30 – 11h30
 
“O mar começa aqui”
 
Junto à EB1 da Horta do Carmo
 
10h00 – 11h30
 
Limpeza da margem do rio Gilão
 
Colaboração: APA e CCV Tavira
 
Dia 09, 09h00 – 11h00
 
Instalação de caixas-ninho, no âmbito do projeto alojamento local para aves
 
Escolas de Tavira
 
Colaboração: Associação Vita Nativa