Sociedade

Tavira Primavera D’ Artes com Jubilate Deo, Fado Tropical e Poetas Cantados

 
No âmbito do programa Tavira Primavera D’Artes realiza-se, no dia 29 de maio, pelas 21h30, na Conceição, com transmissão via Facebook do Município, as atuações de Jubilate Deo, Fado Tropical e Poetas Cantados.

Conforme reflete a autarquia em nota emitida à comunicação social, o coro Jubilate Deo foi fundado, em 2011, por Daniela Rodrigues e pelo Padre Miguel Ângelo e visa partilhar a música sacra e clássica.
 
O projeto musical Fado Tropical nasceu há quatro anos, em Tavira, tendo por base as influências de cada uma das raízes musicais dos seus elementos: temas originais, reinterpretação de fado de Coimbra e Lisboa, mornas, música de intervenção e sons da lusofonia.
 
Em 2016, a convite do programa cultural “Festa dos Anos de Álvaro de Campos”, surgiu o grupo Poetas Cantados, o qual conta com a colaboração do músico/compositor Joaquim Morgado.
 
Integram a programação deste ciclo 32 projetos artísticos do concelho nos campos da música, poesia, dança, artes visuais e multidisciplinares, 18 associações culturais sedeadas em Tavira, cerca de 330 interpretes, de entre ranchos folclóricos, grupos corais e banda filarmónica, bem como outros interpretes/artistas em formatos mais reduzidos e ainda várias itinerâncias.
 
Segundo o município tavirense, o objetivo prioritário do Tavira Primavera D´Artes é apoiar os projetos artísticos do concelho, «envolvendo a comunidade artística local, promover a fruição cultural e divulgar o seu vasto património, valorizando-o».
 
A programação do “Tavira Primavera d`Artes” está inserida na candidatura regional da “Algarve - Programação Cultural em Rede”, projeto “Bezaranha”, no âmbito do Programa Operacional do Algarve Cresc Algarve 2020, financiada a 100% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.