Sociedade

Tempo quente "pelos menos" até terça-feira - IPMA

 
De acordo com o IPMA, esta é uma situação característica do período de verão, devendo o tempo quente e seco manter-se pelo menos até dia 21 de agosto.

 
Devido a uma corrente de leste transportada na circulação conjunta de um anticiclone localizado sobre o arquipélago dos Açores,
estendendo-se em crista até ao golfo da Biscaia, e de uma depressão centrada na região de Marrocos, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, prevê a continuação de tempo quente, com valores da temperatura máxima a variar entre 29 e 35°C nas regiões do litoral, entre 29 e 36°C nas regiões do interior Norte e entre 35 e 39°C nas regiões do interior do Centro e Sul. 
 
Os valores da temperatura máxima poderão mesmo atingir 40°C em alguns locais do Alentejo e vale do Tejo, já os valores da temperatura mínima deverão variar entre 17 e 22°C a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, sendo esperados valores entre 21 e 24°C a sul deste sistema.
 
O vento irá soprar fraco a moderado do quadrante leste, por vezes forte nas terras altas, podendo fazer-se sentir o efeito da brisa no litoral.