Sociedade

Vozes búlgaras ao mais alto "nível" em Loulé

 
O concerto tem a duração aproximada de 90 minutos.

 
No próximo dia 14 de dezembro, pelas 21h30, as mundialmente reconhecidas Angelite – Vozes Búlgaras encerram a temporada de programação do Cine-Teatro Louletano, fechando também, com uma presença internacional, o ciclo musical “Femina”, iniciado em janeiro deste ano e dedicado a grandes vozes no feminino.
 
Conforme refere nota da autarquia, "as Angelite são vozes fascinantes, o estilo e a ornamentação vocal são arcaicos, distintos e enraizados em séculos de tradição local, os sons que emitem têm um timbre tão peculiar que quase parece não serem produzidos pelo aparelho vocal humano".
 
Formado em 1987 a partir do extinto coro da Rádio Nacional Búlgara pela manager Tanja Andreeva, o coro tem atualmente duas dezenas de cantoras de todo o país e é dirigido pelo maestro Georgy Petkov. 
 
Em dezembro de 2017 as Angelite completam 30 anos, tantos quanto o sucesso internacional que têm alcançado em centenas de concertos por todo o mundo.
 
Sobre o espetáculo, a autarquia louletana adianta ainda que nas digressões realizadas por todo o mundo "as Angelite têm despertado o entusiasmo dos públicos com a surpreendente, encantadora e incrível precisão do seu cantar capaz de tocar a alma de quem as escuta".
 
O programa que as Angelite apresentam nesta tour inclui, na primeira parte, cantos ortodoxos orientais, composições criadas entre o séc. XIII e o séc. XX, música religiosa que se mantém na prática litúrgica da Igreja Ortodoxa Búlgara. 
 
A segunda parte inclui temas tradicionais cantados há séculos, a capella, em aldeias camponesas isoladas do Ocidente, cujas tradições vocais têm sido mantidas nas suas caraterísticas e espiritualidade originais, bem como alguns temas criados por compositores modernos búlgaros como Philip Koutev, Ivan Spassov e o próprio maestro Georgy Petkov.
 
O concerto tem a duração aproximada de 90 minutos, destina-se a maiores de 6 anos e os bilhetes têm um custo associado por pessoa de 15 euros, passando para 13 euros no caso dos maiores de 65 e menores de 30 anos. O Cartão de Amigo do Cine-Teatro é aplicável a este evento.