Alcoutim

Luís Conceição

 
Portugal sagrou-se campeão olímpico jovem na modalidade de Futsal feminino, Luís Conceição o técnico, natural de Martim Longo, Alcoutim, orientou a equipa portuguesa de futsal até ao triunfo, numa caminhada que terminou no jogo com o Japão na final (4-1), disputado no dia 16 de outubro de 2018, em Buenos Aires (Argentina).

 
A equipa portuguesa terminou o torneio invicta, somando vitórias nos cinco encontros disputados. Na fase de grupos, derrotou o Chile (15-2), a República Dominicana (14-0), os Camarões (6-0) e o Japão (2-0), nas meias-finais, eliminou a Bolívia por 16-2, informou nota de imprenda da Câmara Municipal de Alcoutim.
 
Luís Conceição, licenciou-se em Educação Física e Desporto em 1999, no Instituto Superior Dom Afonso III, em Loulé. Iniciou a sua atividade como professor em 2003, lecionando em Vila do Bispo, Vila Real de Santo António e Alcoutim. Iniciou o seu percurso como treinador na aldeia de Martim Longo, orientando durante 12 épocas a equipa local, Inter-Vivos, onde conquistou vários títulos a nível distrital. Em 2011 assumiu funções como Selecionador e coordenador Distrital de futsal da Associação de Futebol do Algarve, cargo que ocupou durante quatro temporadas, nos mais diversos escalões jovens. Posteriormente, liderou as equipas algarvias do Desportivo Sapalense Clube e Louletano Desportos Clube. 
 
Iniciou funções na Federação Portuguesa de Futebol em 2014, como Selecionador Nacional de futsal feminino, cargo que mantém até ao momento, tendo levado a Equipa das Quinas à conquista de vários títulos. Recebeu vários galardões individuais, entre os quais o prémio “Cândido de Oliveira” atribuído pela ANTF na época 2013/14, como treinador de formação no futsal feminino.
 
O Município de Alcoutim felicitou Luís Conceição pelo resultado obtido na competição, afirmando que "o Município reconhece não só o esforço e o empenho do treinador da seleção nas suas atividades desportivas mas, também, o facto de este levar o nome de Alcoutim a todo o mundo".
 
«Temos um concelho extraordinário a vários níveis e a conquista de uma medalha de ouro por um alcoutenejo, num evento de dimensão internacional honra e representa o concelho ao mais alto nível, uma conquista que demostra a capacidade de resiliência e determinação das nossas gentes e é uma clara forma de motivar outros para que prossigam o seus trabalhos em prole do concelho com a persistência, o caráter e o espírito guerreiro que os caracteriza», referiu o presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo dos Santos Gonçalves.
 
Luís Conceição, selecionador nacional de futsal feminino, foi distinguido na Gala Quinas de Ouro, promovida em setembro de 2019 pela Federação Portuguesa de Futebol.
(+) Alcoutim

Leonel Pereira

Joana Ramos

Osvaldo Gonçalves

Francisco Amaral