Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 

Alunos de Lagos distinguidos com trabalho sobre campos eletromagnéticos e a saúde (2018)

Alunos de Lagos distinguidos com trabalho sobre campos eletromagnéticos e a saúde (2018)
Imprimir Partilhar por email
06-11-2018 - 08:08
Uma equipa de alunos da Escola Secundária de Júlio Dantas, em Lagos, foi a grande vencedora da nona edição do MEDEA, uma iniciativa da REN - Rede Elétrica Nacional e da Sociedade Portuguesa de Física, destinada a promover o conhecimento da Física junto dos jovens portugueses e da sociedade em geral.
 
Com a coordenação da professora Octávia Santos, os alunos Dinis Melo, Ivan Cojocaru, Vasco Godinho, Ricardo Ramos e João Correia do curso de Ciências e Tecnologias, pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Júlio Dantas, tiveram oportunidade de apresentar o seu projeto perante uma plateia de colegas e professores. 
 
A equipa denominada de “Júlios 9” realizou um trabalho científico, com o objetivo de identificar e medir os campos eletromagnéticos de baixa frequência que nos rodeiam e constataram que vivemos rodeados de campos eletromagnéticos no dia a dia: em casa com os nossos aparelhos domésticos, em instalações elétricas ou na proximidade de equipamento de transporte de energia elétrica. Segundo o site desta equipa de alunos (https://julios9.webnode.pt/), o trabalho permitiu concluir que os campos magnéticos mais elevados que mediram foram dentro de edifícios, com equipamentos de curta utilização:“os valores 40 µT para o secador de cabelo e 20 µT para o aspirador móvel e na escola 72 µT para a placa de aquecimento e 63 µT para o retroprojetor. Note-se que estes equipamentos não são utilizados por longos períodos de tempo”.  
 
A equipa da escola algarvia foi ainda distinguida durante 21ª Conferência Nacional de Física e o 28º Encontro Ibérico para o Ensino da Física, que se realizou no dia 1 de setembro de 2018, na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, na Covilhã. 
 
Na nona edição do MEDEA, foram ainda atribuídas duas menções honrosas a duas equipas de alunos da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Famalicão. 
 
Instituído em 2008, o MEDEA é dirigido aos alunos do 10º ao 12º ano dos ensinos secundário e profissional. Permite a aplicação prática da formação ministrada nas instituições de ensino, aliando o conhecimento científico à vida quotidiana dos alunos através de experiências realizadas pelos próprios, dentro e fora das salas de aula.
 
Os participantes elaboram um projeto científico baseado em medições de campos elétricos e magnéticos de muito baixa frequência, 0-300 Hz, no meio ambiente, em particular, na sua escola, em casa e na vizinhança de linhas de transporte de energia elétrica; e a procurar informação cientificamente credível sobre os eventuais efeitos destes campos na saúde humana. As escolas participantes recebem um medidor de campo elétrico e magnético que utilizam no decorrer do projeto. Cada equipa cria então uma página internet dedicada em exclusivo ao MEDEA, na qual apresenta todos os resultados obtidos, pesquisas efetuadas e outras informações relevantes ao projeto. As equipas com os melhores trabalhos serão premiadas.
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Atleta do Roller Lagos Clube de Patinagem sagrou-se vice-campeão europeu (2018)



-

Hernâni Maria Cabral



-

Cristina Viegas



-

Júlia Barroso



-

Júlio Dantas



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Vila do Bispo:Veleiro francês afunda-se resultando numa vítima mortal

Vila do Bispo:Veleiro francês afunda-se resultando numa vítima mortal

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Domingos Caetano canta clássicos nacionais em Olhão

Domingos Caetano canta clássicos nacionais em Olhão

ver mais
 
Luís Conceição no “Música nas Igrejas”

Luís Conceição no “Música nas Igrejas”

ver mais
 
Presidente da Câmara de Olhão pede mais espaço para atividade aquícola

Presidente da Câmara de Olhão pede mais espaço para atividade aquícola

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio