Sociedade

Nova Unidade de Cuidados na Comunidade entra em funcionamento no Concelho de Aljezur

 
No passado dia 15 de fevereiro teve lugar no Município de Aljezur uma reunião entre o Município e a Diretora Executiva do ACES Barlavento, Leonor Bota.

 
Estiveram ainda presentes António Vila Nova e Manuela Oliveira, representantes do Conselho Clínico e da Unidade de Apoio à Gestão do ACES Barlavento.
 
Nesta reunião e de acordo com informação da autarquia, foi operacionalizada a criação e entrada em funcionamento, de uma Unidade de Cuidados na Comunidade no concelho de Aljezur.
 
Recorde-se que já existe a UCC Infante, em Lagos e a UCC Vicentina, em Vila do Bispo. A nova UCC de Aljezur terá a designação UCC Ribat e irá englobar tal como as restantes, valências de intervenção da saúde na comunidade: uma Equipa de Cuidados Continuados, o acompanhamento no domicílio de munícipes isolados, as ações de promoção da saúde junto de toda a população, incluindo-se também a promoção da saúde junto da população escolar e, de modo geral, toda a intervenção da
Saúde fora da UCSP - Unidade de Cuidados de Saúde Primários (vulgarmente ainda conhecida como “Centro de Saúde”).
 
Futuramente a Unidade de Saúde Móvel ficará alocada à UCC Ribat, mas enquanto os procedimentos relativos a esta candidatura, feita no âmbito da AMAL, não ficarem concluídos, será o Município de Aljezur a disponibilizar uma viatura para garantir à população o pleno funcionamento da UCC, o que será objeto de um protocolo a celebrar com a ARS Algarve.