Dicas

5 dicas para alcançar um corpo de praia

5 dicas para alcançar um corpo de praia
5 dicas para alcançar um corpo de praia  
Foto Freepik
Comece por imaginar o corpo que gostaria de alcançar este verão e mude já o seu estilo de vida.

Defina um plano alimentar com ingredientes dos vários grupos, nas doses adequadas ao seu estilo de vida e suprima os produtos industrializados, as frituras, os doces e refrigerantes. Não se esqueça de descartar a charcutaria e salsicharia da sua dieta e de beber, pelo menos 2 litros de água por dia.
 
Mentalize-se de que, não só é fundamental exibir um corpo elegante na praia, como desfrutar de mais qualidade de vida e saúde, pelo que, combinar uma dieta equilibrada, com exercício físico, atividade física, descanso salutar e uma forma positiva de encarar a vida são os requisitos para que se sinta rejuvenescido/a.
 
Resumidamente, deixamos-lhe 5 dicas que o podem ajudar a conquistar o corpo dos seus sonhos:
 
1. Traçar um plano pessoal
 
Estabeleça um plano do que quer alcançar e o prazo para atingir esse objetivo. O importante é que este seja realista para que não haja desistências ao longo do processo. Olhe cuidadosamente para si, defina o que quer e escreva os passos que pretende seguir para chegar ao que pretende, mas não se esqueça de que, acima de tudo, é de uma mudança de estilo de vida que se trata.
 
2. Faça a sua análise pessoal, de forma realista e consciente ou peça a ajuda de um nutricionista para avaliar a sua massa corporal. A partir daí, defina a dieta mais adequada ao seu caso, o que deve suprimir, acrescentar, combinar e não se esqueça de que, daqui para a frente, vai entrar numa nova etapa de vida com escolhas mais saudáveis.
 
3. Pratique exercício físico diariamente
 
Incorporar uma variedade de exercícios cardiovasculares, como corrida, natação ou ciclismo, juntamente com treino de força é essencial para alcançar resultados eficazes. Esta combinação permite queimar calorias, que pode levar à perda de peso e à redução da gordura corporal, tonificar e construir músculos, mas ainda contribui para o aumento do metabolismo, a melhoria da saúde cardiovascular e o aumento do bem-estar e autoestima. Levante-se meia hora mais cedo e faça os 10 exercícios que lhe sugerimos abaixo e, desfrute de um corpo mais elegante e saudável progressivamente.
 
4. Defina uma dieta ajustada a si
 
É essencial elaborar uma dieta onde constem todos os grupos alimentares nas doses certas, sem esquecer o necessário consumo de água. Opte por alimentos integrais, frutas e verduras, mais peixe do que carne (prefira aves sempre que possível e não ultrapasse as duas refeições semanais de carnes vermelhas). Aos lanches, opte por fruta combinada com cereais integrais, uma salada leve, um iogurte igualmente com cereais e o pão deve ser também doseado não devendo ultrapassar as 3 porções diárias de pão escuro. Evite tudo o que é industrializado, processado e embalado nas tais caixas com longas validades e prefira sempre produtos frescos e da época. Descarte os doces, o álcool e os refrigerantes e beba mais água. Não misture hidratos de carbono: se ingerir massa, não coma batatas, se consumir arroz, não o acompanhe com pão e daí por diante. O mesmo se passa com as proteínas, consuma uma de cada vez.
 
5. Durma bem
 
Está amplamente comprovado que o sono é um forte aliado de qualquer dieta e de um estilo de vida saudável, por isso, reserve entre 7 e 8 horas diárias para descansar num sono reparador e que lhe permita acordar com energia para fazer exercício físico matinal e realizar as suas tarefas ao longo do dia. Também será mais feliz e satisfeito se disponibilizar menos tempo para os ecrãs e se optar por momentos em família, pelo convívio e pelo contacto com a natureza. Melhore a sua autoestima aproveitando também o tempo para estar consigo mesmo e a realizar algo que lhe dê prazer.
 
Lembre-se de que, “os abdominais se fazem na cozinha com escolhas alimentares inteligentes, nas doses certas, ricas em nutrientes e baixas em calorias”, por isso, tenha tempo, paciência, motivação e, sempre que necessitar de apoio, converse com amigos e familiares, mas não desista dos seus objetivos, a sua saúde física e mental agradece.
 
Para quem não pode, não gosta ou não tem tempo para ir ao ginásio, saiba que é importante optar por fazer diariamente alguns exercícios em casa. Deixamos-lhe estas sugestões:
 

1. Agachamento com salto

Trata-se de um exercício que envolve o corpo inteiro, o que ajuda a queimar calorias de forma eficiente.
 

2. Corrida parada

Os exercícios aeróbicos são muito importantes para o bom funcionamento físico e para a queima de gordura corporal, pelo que devem fazer parte de um plano de treino.
 

3. Caminhada na esteira

Uma atividade simples que constitui uma forte aliada na queima de gordura e na manutenção de um peso saudável.
 

4. Polichinelo

Um exercício aeróbico que, assim como o agachamento com salto, envolve o corpo inteiro, é o polichinelo que se assume como uma forte eficiente no que toca à queima de gorduras.
 

5. Saltar à corda

Ajuda a aumentar a resistência física, a força e queima calorias naturalmente.
 

6. Dançar

Por ser uma atividade aeróbica, a prática queima calorias de forma eficiente, especialmente quando realizada de forma contínua e vigorosa, já que acelera o metabolismo e melhora o condicionamento cardiovascular.
 

7. HIIT

Conhecido por ser um exercício que envolve alternar períodos de descanso com alta intensidade ou baixa intensidade, o HIIT estimula o metabolismo; por isso, fornece diversas vantagens para o emagrecimento, como a queima de calorias num curto espaço de tempo.
 

8. Flexão de braços

A flexão de braços é um exercício de força que, quando combinado com uma dieta saudável, pode ser muito benéfico para a perda de peso. Por atuar na preservação da massa muscular, a atividade é ideal para eliminar gordura.
 

9. Subir e descer escadas

Este exercício é bom para emagrecer, principalmente quando realizado em alta intensidade, pois, ao fazer o movimento de subir e descer, o praticante realiza esforço físico, necessário para queimar calorias. E, por trabalhar diversos grupos musculares, incluindo pernas e glúteos, a prática também fortalece o corpo todo.
 

10. Burpees

Combinada com agachamentos, salto e elevação de braços, além de favorecer o emagrecimento, a atividade fortalece os músculos, melhora o sistema cardiovascular e pulmonar e a coordenação motora.