Vila Real de Stº António

Álvaro Araújo

 
Álvaro Palma de Araújo nasceu a 27 de setembro de 1969, em Lanheses – Viana do Castelo.

É casado, tem três filhas e uma neta!
 
Vive há 30 anos em Vila Real de Santo António, terra onde desenvolveu toda a sua atividade profissional, onde casou e constituiu família. 
 
Professor de profissão, licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 1992. No mesmo ano, iniciou a sua atividade profissional como professor contratado de Português e Francês, na Escola C+S de Vila Real de Santo António.
 
Em 1995 obteve o Diploma Superior de Espanhol como Língua Estrangeira, pela Universidade de Salamanca. Foi professor pioneiro no Algarve, e um dos pioneiros no país, no ensino da Língua Espanhola: primeiro, no 3.º ciclo do ensino básico e depois, no ensino secundário, nas escolas de Vila Real de Santo António. Entre 1996 e 2006 lecionou a língua espanhola ao nível universitário, na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo do Algarve.
 
É pós-graduado em Gestão e Administração Escolar, pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve.
 
Em 1999 obteve a nomeação definitiva como professor do Quadro de Zona Pedagógica do Algarve.
 
No ano 2000 foi membro da Comissão instaladora da Escola EB 2,3 de Vila Nova de Cacela. Desempenhou os cargos de Coordenador Pedagógico e formador de cursos de Formação Profissional nas áreas da Hotelaria e Restauração e de Informática, na Escola EB 2,3 D. José I de Vila Real de Santo António.
 
Em 2005 obteve a nomeação do Quadro de Nomeação Definitiva, como professor do Agrupamento Vertical de Escolas de Monte Gordo.
 
Foi Vice-Presidente do Conselho Executivo da sua Escola, EB 2,3, D. José I, em Vila Real de Santo António, entre 2003 e 2006.
 
Em 2007 integrou a equipa pedagógica da Direção Regional de Educação do Algarve, para acompanhamento às escolas do Sotavento Algarvio.
 
Em 2007 foi nomeado Diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional de Vila Real de Santo António, até 2012.
 
Em 2012 até outubro de 2021 foi Diretor-Adjunto do Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro.
 
Em 16 de outubro de 2021 tomou posse como Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António. A experiência política de Álvaro Araújo é vasta, tendo começado há mais de 30 anos, ainda na Universidade. Em 1990 foi eleito para integrar a Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde assumiu funções de tesoureiro.
 
Desse momento até ao presente não mais cessou a sua atividade política, sempre ao serviço do Partido Socialista, como militante ativo.
 
Nos últimos 20 anos foi membro de todos os órgãos políticos concelhios em Vila Real de Santo António. Também integrou todos os órgãos regionais, pelo Algarve, em representação do Partido Socialista. Foi Presidente da Comissão Política Concelhia, de Vila Real de Santo António, pelo PS, em 2007.
 
Em dezembro de 2021 foi eleito vice-presidente da ANMP – Associação Nacional dos Municípios Portugueses. No âmbito desportivo, Álvaro Araújo é adepto fervoroso e sócio do Sport Lisboa e Benfica.
 
Descreve-se como um homem de família, à qual, diz dedicar-se: "de alma e coração".
 
Cortesia: CM Vila Real de Santo António
(+) Vila Real de Stº António

Ana Viegas

Amaro Antunes

Susana Travassos

João Miguel Pereira

Mário Centeno