Dicas

Dicas para reduzir o inchaço abdominal

Dicas para reduzir o inchaço abdominal
Dicas para reduzir o inchaço abdominal  
Foto Freepik
O inchaço abdominal incomoda e não é benéfico para a saúde. Confira estas dicas e sinta-se mais leve.

Há determinados hábitos diários que conduzem ao inchaço abdominal, sem esquecer que, em caso de persistência, deve-se consultar um médico para despistar problemas associados.
 
Na maioria das vezes, este desconforto deve-se à acumulação de gases, ao sedentarismo, ao baixo consumo de água, mas também por ingerirmos os alimentos em excesso e de forma muito rápida.
 
Na posição de especialistas na área do fitness e da nutrição, o tipo de alimentação também interfere de forma significativa no inchaço abdominal, pelo que recomenda-se uma dieta equilibrada, suportada por uma quantidade moderada de fibras, pelo consumo de frutas e vegetais, beber pelo menos 2 litros de água diariamente e, acima de tudo, evitar os produtos industrializados, as frituras, a salsicharia, a charcutaria, as bebidas alcoólicas, os refrigerantes, doces e produtos salgados, uma vez que, este tipo de ingredientes acumulam gordura no nosso organismo, o que faz disparar o volume abdominal, para além de não serem muito digestos, de saciarem pouco e de nos levarem a estar sempre a “petiscar” ao longo do dia pela constante sensação de fome.
 
O consumo excessivo de sal é um dos maiores causadores da retenção de líquidos, pois além de fazer  com que nos sintamos mais pesados, igualmente aumenta o volume abdominal.
 
Seja como tempero, presente em alimentos processados, em aperitivos ou em qualquer outro tipo de alimento, o sal é um dos grandes inimigos da nossa saúde, pelo que deve ser consumido com muita moderação (não ultrapassar os 6 gramas por dia).
 
Uma quantidade considerável de água por dia é ideal para que nos mantenhamos hidratados, ao mesmo tempo em que reduz a retenção de líquidos. Com um consumo diário de 2 litros de água também ajuda a prevenir a prisão de ventre, que alivia o inchaço abdominal, alertam os especialistas.
 
Também é essencial comer devagar e mastigar bem os alimentos para os saborear melhor. Reserve um tempo para que possa realizar a sua refeição tranquilamente, já que, esse hábito contribui para uma boa digestão, o que previne o inchaço do abdómen. Além disso, quem mastiga bem os alimentos tem uma maior sensação de saciedade, o que evita que se coma demasiado e  que aumente de peso.
 
As bebidas gaseificadas também não são uma boa opção porque provocam gases e inchaço abdominal.
 
As frutas e verduras são os alimentos mais saudáveis que podemos incluir na nossa dieta porque são ricas  em vitaminas, minerais e antioxidantes, substâncias que são essenciais para o bom funcionamento do corpo e, favorecem a sensação de bem-estar sobretudo porque melhoram a digestão, previnem a retenção de líquidos, ajudam a queimar gorduras e combatem o incômodo abdominal.
 
É ainda de sublinhar que, embora alguns alimentos sejam muito nutritivos, podem provocar gases e flatulências. Entre estes alimentos estão incluídos o feijão, as ervilhas, lentilhas, couve-flor, brócolos, couve de Bruxelas, repolho, cebolas e pimentão. Não deve ser evitado o consumo, já que são muito benéficos para a saúde, mas se sofre de incómodo abdominal, pode reduzir a quantidade diária da sua ingestão.
 
Os alimentos fritos são digeridos lentamente e provocam inchaço na área abdominal. Os altos conteúdos de gorduras e sódio fazem com que engordemos facilmente, e além disso provocam a retenção de líquidos, pelo que devem ao máximo ser evitados ou até suprimidos da dieta.
 
Também devemos ter em conta que, quando comemos demasiado, o organismo sente uma maior dificuldade em digerir os alimentos. Assim, o consumo de pequenas porções ao longo do dia evita o inchaço abdominal e a sensação de desconforto causada pelas refeições pesadas.
 
Registe ainda que, apesar de as fibras serem essenciais para o bom funcionamento do organismo, não devem ser consumidas em excesso sob pena de se perderem os principais benefícios que são a perda de peso, o combate à prisão de ventre e a digestão mais facilitada. Quando consumimos fibras temos de ter ainda mais atenção à quantidade de água que bebemos ao longo do dia, uma vez que, a sua ausência pode aumentar o incómodo abdominal.
 
De acordo com os mesmos especialistas, a atividade física deve ser considerada como uma parte essencial do processo de saúde e bem-estar que também reduz significativamente o desconforto abdominal, ao mesmo tempo em que melhora os níveis de humor e a sensação de bem-estar.
 
Para conseguir uma barriga menos inchada, deve praticar-se exercícios focados na zona abdominal no ginásio ou em casa.
 
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), “para um adulto, entre os 18 e os 64 anos, são recomendados entre 150 a 300 minutos semanais de atividade física aeróbica de intensidade moderada, ou pelo menos, 75 a 150 minutos de atividade física aeróbica de intensidade vigorosa, ou uma combinação equivalente de ambas ao longo da semana, para obter benefícios significativos para a saúde”.
 
É muito importante reconhecer que todos os tipos de ativação são bons, pelo que deve adotar o hábito diário de mexer-se o mais que puder e de realizar pelo menos meia hora de exercícios de manutenção que não só favorecem a zona abdominal como todo o corpo, permitindo que desfrute de uma agradável sensação de bem-estar que se reflete na qualidade de vida.