Desporto

Município entregou "dossier" para candidatura de Albufeira a Cidade Europeia do Desporto

Fotos - CM Albufeira
Fotos - CM Albufeira  
Foi na passada sexta-feira, 4 de abril, que o executivo municipal de Albufeira entregou o dossier correspondente à primeira fase do processo de candidatura de Albufeira a Cidade Europeia do Desporto em 2026. O dossier foi entregue a Pedro Nuno Santos, presidente da ACES Portugal - Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto.

No mesmo dia, foi entregue um cheque solidário no valor de 3080 euros, à ADSA – Associação de Recolha de Sangue e Medula Óssea de Albufeira, no âmbito da 16.ª edição das Festas do Basquetebol Juvenil. 
 
Paulo Roma, presidente da associação, fez uma visita guiada às instalações, que funcionam desde 2022, na urbanização Quinta do Infante. “Temos aqui um sítio muito acolhedor, que recebe as pessoas num espaço informal, sem o peso de um ambiente hospitalar. A recolha de sangue decorre no segundo sábado de cada mês, entre as 9h00 e as 13h00, sendo que, desde 2011 até agora, já recebemos 6 mil dádivas de sangue e 1300 doações de medula óssea”. O presidente da ADSA destacou que há ainda um caminho a percorrer, mas que se sente muito orgulhoso porque “Albufeira é uma terra de dadores de sangue”. Agradeceu à Federação Portuguesa de Atletismo pela entrega do cheque, bem como à Câmara Municipal de Albufeira por todo o apoio que têm recebido.
 
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira recordou a carência de sangue sentida nos hospitais, tenho endereçado os parabéns à ADSA pelo trabalho desenvolvido em prol do aumento das reservas de sangue na região, contribuindo, desta forma, para salvar muitas vidas. “Estou muito feliz pelos albufeirenses serem gente solidária e altruísta e penso que faz todo o sentido fazer a ligação do desporto, nomeadamente do basquete, à doação de sangue, porque ambos convergem no mesmo sentido; ou seja, com a preocupação da saúde da população”. José Carlos Rolo deu, igualmente, os parabéns à Federação Portuguesa de Basquete pela iniciativa do basquete solidário, que todos os anos solicita a doação de 2 euros a todos os participantes no evento (atletas, treinadores, dirigentes, juízes, fisioterapeutas e organização), verba que depois é entregue a uma instituição de solidariedade social do concelho. Este ano a ADSA foi a associação contemplada.
 
 
Manuel Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, por sua vez, destacou que “o Município entende o desporto como um bem público; por isso investe na área e fá-lo como ninguém, daí a presença das Festas do Basquetebol em Albufeira há 11 anos”, agradecendo, igualmente, ao vice-presidente da Câmara Municipal e a todos os que operacionalizam o evento. Realçou, que “mais importante que o dinheiro é conseguir influenciar a nossa juventude a ser solidária”. 
 
Ainda no mesmo dia, foi inaugurada a requalificação do parque fitness no Jardim de Vale Faro.
 
A empreitada no valor de aproximadamente 100 mil euros, é “mais uma obra que recupera um espaço algo degradado, bastante antigo e construído com materiais de madeira (com duração bastante mais curta), para o usufruto e bem-estar da população”, referiu o edil de Albufeira, durante a inauguração.
 
José Carlos Rolo sublinhou que “os equipamentos instalados são modernos, robustos com sistema antivandalismo e multifuncionais, contribuindo para um estilo de vida saudável. O equipamento, de acesso livre, permite que todos possam melhorar a sua condição física, vitalidade e atingir os seus objetivos Fitness”.
 
No total são 15 dispositivos: 12 equipamentos de força, dos quais 6 com pesos ajustáveis e 3 equipamentos cardiovasculares. 
 
 
Cristiano Cabrita, vice-presidente da autarquia com a responsabilidade do Desporto, sublinhou que “o Município está completamente alinhado com os objetivos subjacentes à candidatura de Albufeira a Cidade Europeia do Desporto, garantindo que temos todas as condições, quer a nível da qualidade dos equipamentos e atividades desportivas desenvolvidas pelo Município, quer do know how para receber e organizar grandes eventos desportivos”.