Desporto

Portimão recebe primeira etapa da Liga Pro Skate

Foto - CM Portimão
Foto - CM Portimão  
A zona ribeirinha de Portimão recebe entre 12 e 14 de abril a primeira etapa relativa à Liga Pro Skate (LPS) 2024, numa parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Portimão e a Federação de Patinagem de Portugal (FPP).

São esperados em Portimão mais de 150 atletas no arranque do Campeonato Nacional de Skate, que vão disputar as categorias amadora e profissional, "alguns dos quais de reconhecido nível internacional", assinala o Município em comunicado.
 
A LPS conta com quatro etapas e uma finalíssima, onde serão apurados os campeões nacionais, por escalão, e os campeões LPS. Este ciclo de competições seleciona os atletas para a seleção portuguesa, com vista à corrida à classificação para os Jogos Olímpicos Paris 2024.
 
Segundo Paulo Ribeiro, coordenador do Comité de Skate da FPP, “esta vai ser a festa do skate e premiará o esforço e dedicação dos atletas nacionais, fundamentais para a evolução que a modalidade tem registado nos últimos anos e que culminará no projeto olímpico Paris 2024.” 
 
As inscrições são gratuitas e estão abertas até 11 de abril em https://liveheats.pt/ligaproskate, devendo os atletas interessados fazer ou renovar a sua inscrição na FPP.
 
Para além da competição propriamente dita, a LPS também leva a Portimão o projeto SKool Tour by Hot Wheels, que entre 8 e 12 de abril visita dez escolas do concelho, do 1º e do 2º Ciclo, com uma ‘tour’ de promoção desta modalidade olímpica.
 
A etapa local da Liga Pro Skate conta com os apoios da Associação de Patinagem do Alentejo e Algarve, Instituto Português da Juventude e World Skate, além de diversos patrocinadores.