Sociedade

38 escolas do distrito de Faro já aderiram ao projeto “Heróis da Fruta”

Em Faro, 38 escolas já aderiram este ano letivo ao projeto "Heróis da Fruta", promovido desde 2011 pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI).

PUB
Em comunicado, a mesma associação lembra que, depois do sucesso das edições anteriores, em que mais de 50% das 502.122 crianças participantes alcançaram a ingestão das porções diárias recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) relativamente ao consumo de frutas e vegetais em apenas dez semanas, «o projeto regressa este ano às escolas para continuar a combater a má nutrição e prevenir doenças crónicas, como a obesidade, a diabetes ou o cancro, através de uma alimentação mais saudável».
 
Mário Silva, presidente da APCOI e coordenador nacional do projeto Heróis da Fruta afirma que "a aposta na prevenção da obesidade infantil em Portugal tem dado bons resultados. Em 2019, a OMS apontou Portugal como uma referência a seguir por outros países por ter conseguido diminuir em quase 10% a percentagem de crianças com excesso de peso nos últimos dez anos. No entanto, no mesmo estudo, que comparou a prevalência desta doença em 21 países europeus, Portugal ainda ocupava o quinto lugar do ranking. Até 2025, queremos chegar a todas as escolas do país com o projeto Heróis da Fruta".
 
Na mesma missiva, a APCOI recorda que, para implementar o método "Heróis da Fruta", são necessários apenas 5 minutos diários durante pelo menos 25 dias úteis (5 semanas letivas consecutivas). Após a inscrição, os responsáveis receberão por email o «Guia Heróis da Fruta» com orientações passo-a-passo para implementar o projeto no ano letivo 2021/2022. As inscrições são gratuitas e estão abertas em www.heroisdafruta.com até 16 de outubro.
 
Podem participar todos os estabelecimentos de ensino públicos e privados com turmas de pré-escolar, 1º ciclo, ATL, CATL e NEE e neste ano letivo o programa contará com a adesão de mais de 1.300 escolas em todo o território nacional continental.
 
Além dos professores e educadores de infância, as inscrições podem também ser realizadas por docentes responsáveis, bibliotecas escolares ou projetos de educação para a saúde, coordenadores pedagógicos, diretores de agrupamento ou técnicos municipais, como por exemplo nutricionistas, entre outros.
 
Para o ano letivo 2021/2022 já estão inscritas as seguintes escolas do distrito de Faro:
 
- EB/JI Nº1 de Albufeira;
 
- EB1 de Caliços;
 
- EB1 de Vale Pedras;
 
- Eb1 de Correerira;
 
- J/I de Correerira;
 
- Centro Infantil de Castro Marim;
 
- Centro Escolar de Altura;
 
- E.B.1/J.I Penha;
 
- EB1/JI nº 4 de Faro;
 
- Centro de Apoio Social de Carvoeiro;
 
- EB de Estômbar;
 
- EB do Chinicato;
 
- EB1 N1 de Lagos;
 
- EB1 Nº 1 Bairro Operário;
 
- Escola N. 1 de Lagos;
 
- Sophia de Mello Breyner Andresen;
 
- EB1 de Ameijeira;
 
- EB1/JI Professor Manuel Martins Alves;
 
- E.B Prof. Sebastião Teixeira (J.I Salir);
 
- EB/JI de Alte;
 
- EB1 da Abelheira;
 
- EB1/EPEI da Cortelha;
 
- EB1/JI Professor Manuel Martins Alves;
 
- EB Cónego Dr. Clementino de Brito Pinto;
 
- CATL da Cavalinha;
 
- Centro Infantil Maria Helena Rufino;
 
- Jardim de Infância Luzinha;
 
- Colégio do Rio;
 
- EB Coca Maravilhas;
 
- EB José Sobral;
 
- EB/JI Alvor;
 
- Escola Básica de Vendas;
 
- Escola Básica José Sobral;
 
- EB de Pedra Mourinha;
 
- EB1 Montes de Alvor;
 
- Jardim-Escola João de Deus de São Bartolomeu de Messines;
 
- Jardim-escola João de Deus – Tavira;
 
- EB de Monte Gordo.