Economia

60 milhões vão ser investidos em Loulé por via do cinema e do entretenimento

 
Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé, manifestou congratulação pelo avultado investimento (na ordem dos 60 milhões de euros) que vai ser realizado na cidade de Loulé por duas entidades britânicas tendo em vista a criação de um complexo que se perspetiva como uma referência nacional, europeia, e até mesmo mundial, na captação de importantes produções na área da indústria do entretenimento, destaca comunicado do Município.

 
A mesma fonte revela ainda que trata-se de um projeto desenvolvido em parceria pela MovieBox e pela Landsdowne Capital Partners, e que tem sido acompanhado, "a par e passo", nos últimos 18 meses, pela Câmara Municipal de Loulé, através do Loulé Film Office.
 
O empreendimento ficará instalado no local onde funcionou a antiga fábrica da Unicer, perto a Zona Industrial de Loulé, e irá integrar estúdios de cinema e televisão, uma plataforma de streaming que irá desenvolver novos conteúdos, e servirá igualmente como a “casa” de muitos produtores independentes para que, a partir daqui, possam promover o seu trabalho em todo o mundo.
 
Para Vítor Aleixo «É um projeto à escala global que colocará Loulé na rota das grandes produções cinematográficas e televisivas e, como tal, estivemos desde o início ao lado dos investidores. Acreditamos que a criação deste complexo será um momento decisivo e de viragem na diversificação e dinamização da economia da região, em sintonia com projetos em curso noutras áreas e que têm o nosso concelho como palco, como é o caso do ABC Loulé Active Life Health and Research, no que toca à saúde, ou o Quarteirão Cultural, na área da cultura». Por outro lado, o responsável salientou os empregos gerados com este investimento. «São, no mínimo, 300 novos postos de trabalho diretos criados, para além dos milhares que, indiretamente, serão criados a médio prazo. Esta é uma das componentes do projeto que nos deixa mais satisfeitos até porque serão muitos os louletanos que irão beneficiar no imediato com o projeto», sublinhou Vìtor Aleixo.
 
«Estão, pois, reunidas todas as condições para que Loulé reforce o seu papel de município catalisador de investimento, alavancador da economia regional e pioneiro no contexto nacional em mais uma área que assenta nas indústrias criativas e de entretenimento.», realçou ainda o presidente da Câmara Municipal de Loulé.
 
De salientar que as duas entidades participantes no projeto fizeram ontem o anúncio público do mesmo em termos internacionais.