Economia

Águas do Algarve adjudica empreitada para central de secagem solar de lamas na ETAR de Vila Real de Santo António

 
O sistema de tratamento da Estação de Tratamento de Água Residual (ETAR) de Vila Real de Santo António (VRSA) concebido para receber efluentes das localidades da Fábrica, Altura, Manta Rota, Monte Gordo, Junqueira e Casto Marim, é composto por um sistema intercetor elevatório de 33 Km de extensão.

A funcionar desde 2009, a Águas do Algarve refere em comunicado, que foi possível aumentar a área anteriormente servida no concelho de VRSA e Castro Marim e desativar as ETAR de Manta Rota, Altura e Castro Marim.
 
A instalação possui capacidade para tratar 20.965 m3/dia, correspondente a uma população máxima de 58.233 habitantes.
 
Atualmente a ETAR, produz anualmente cerca de 3.600 toneladas de lamas, sendo que este volume representa um custo anual de cerca de 121 mil euros à empresa.
 
Dadas as condições climatéricas da região do Algarve, com um elevado número de dias de sol, torna-se mais vantajoso construir um sistema de secagem solar de lamas, com a consequente redução do seu volume, peso e custo de envio a destino final.
 
Nesse contexto, foi adjudicada a construção de uma nova central de secagem solar de lamas na ETAR de Vila Real de Santo António, ao Consórcio NOV PRO CONSTRUÇÕES, S.A./ Lena Engenharia e Construção, S.A./ SUEZ Treatment Solutions, S.A, no valor total de 1.958.000,00 euros (um milhão, novecentos e cinquenta e oito mil euros), com um prazo de execução de 355 dias.