Desporto

Albufeira volta a ser palco do campeonato nacional de basquetebol

De 9 a 14 de abril, Albufeira volta a ser palco do maior campeonato nacional de basquete para os escalões de sub-14 e sub-16 organizado em Portugal.

PUB
A Festa do Basquetebol conta já com oito edições na cidade de Albufeira e é cada vez mais “uma grande festa da juventude, uma grande festa do desporto, uma grande festa em torno do basquete”, conforme referiu o vice-Presidente da Câmara de Albufeira, Cristiano Cabrita, na apresentação da edição deste ano que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
 
Informa ainda a autarquia que, nesta 14ª edição são esperados mais de 1500 atletas e pessoal técnico provenientes de todas as regiões do país, que irão competir durante seis dias no maior evento do desporto juvenil de âmbito nacional.
 
Na sessão de apresentação, o presidente da Federação Portuguesa de Basquete revelou que para além da vertente de competição este evento desportivo tem uma forte componente social e solidária. Desta feita, como em todas as edições da Festa do Basquetebol, todos os envolvidos, desde jogadores, dirigentes desportivos, árbitros e treinadores doam dois euros que reverterão a favor de uma associação de solidariedade social algarvia. Este ano, face aos trágicos acontecimentos na Ucrânia, a ação “Basket Solidário” entregará o valor angariado à Associação Alegria do Leste, uma instituição que se dedica ao apoio dos refugiados ucranianos.
 
A ação “Basket Solidário” não será a única atribuição relevante do evento. Serão também entregues o Prémio “Fairplay” à melhor equipa de cada um dos escalões e o Prémio Revelação Árbitros e Oficiais de Mesa. Manuel Fernandes afirmou que o basquete já faz parte das raízes e da cultura da cidade de Albufeira, não fosse este o “único concelho do país com menos de 100 mil habitantes com 2 equipas a disputar as maiores provas do basquete português” e enfatizou que, este tipo de iniciativa só é possível devido ao apoio da Câmara Municipal de Albufeira.
 
Uma das novidades da edição deste ano, é o projeto “3x3 Basket Art”, uma iniciativa que prevê a criação de campos de basquete ao ar livre, de 1.420 metros quadrados, destinados a promover a atividade física, o bem-estar e a prática informal do basquetebol de todos os habitantes.
 
José Carlos Rolo destacou que “Albufeira será o primeiro concelho do país com quatro destes campos abertos ao público, localizados no parque desportivo de Vale Faro”, tendo revelado que a vertente artística e criativa dos mesmos ficará a cargo de ASUR, nome artístico do albufeirense Filipe Neves, conhecido pelos seus murais de grafitti, que podem ser apreciados em vários pontos da cidade e em várias partes do mundo.
 
Este tipo de iniciativas que enaltecem a “atividade desportiva não podem ser consideradas despesas, mas sim um investimento na formação de jovens”, concluiu o edil.
 
A Festa do Basquetebol é uma iniciativa da Federação Portuguesa de Basquetebol, em parceria com a Câmara Municipal de Albufeira com o apoio da Associação de Basquetebol do Algarve, Imortal Basket Club e o Clube de Basquete de Albufeira.
 
Pode assistir aos jogos nos vários pavilhões municipais ou através dos canais disponibilizados pela federação portuguesa de basquetebol em www.fpbtv.pt.