Economia

"+Algarve - Um estilo de vida Mediterrânico" abre candidaturas para apoiar empresas na retoma económica

A associação In Loco explica que após mais de três anos de trabalho voluntário, dinamizando a Rota da Dieta Mediterrânica (RDM) e algumas atividades de promoção, tal como o "Onde Fica?... o melhor do mediterrâneo!", foi aprovada pelo CRESC- PADRE, a candidatura "+Algarve Um estilo de vida Mediterrânico".

PUB
Com o objetivo de investir mais de 366 mil euros na preparação da retoma económica da região no período pós-covid, o programa apoiará os municípios e operadores económicos "para uma oferta robusta, bem organizada, dinâmica, capaz de gerar atração turística nacional e internacional durante a época baixa, contribuindo para reforçar a posição da região como destino de qualidade, todo o ano, tendo como base a identidade cultural mediterrânica e um conjunto inovador de produtos e serviços identitários, ligando os territórios do litoral e do interior", explica a associação em comunicado. 
 
O plano de ação candidatado destaca a promoção (marketing territorial) como a área mais importante, além do apoio técnico ao desenvolvimento de novos produtos turísticos suportados pelos recursos endógenos. 
 
As principais linhas de ação do programa passam pela promoção regional, como o desenvolvimento de um ciclo de Feiras/Festas, itinerante por todos os municípios do Algarve, capitalizando a experiência da Feira da Dieta Mediterrânica, de forma a promover cada município e o território do Algarve. A nível nacional, consta a integração e exposição em duas feiras em Lisboa e Porto de turismo/produtos endógenos, promovendo um "Outro Algarve" e o seu estilo de vida milenar, de forma a apresentar e representar o Algarve das tradições e a nível internacional com a participação e exposição em duas feiras (França e Alemanha).
 
Estão igualmente previstas seis oficinas técnicas de capacitação para a criação de novos produtos turísticos no barlavento, centro e sotavento algarvios, assim como visitas técnicas e consultoria aos membros da Rota da Dieta Mediterrânica, a organização de duas Fam Trip para operadores nacionais e europeus, opinion-makers e stakeholders de relevo; duas Press Trip para jornalistas da especialidade e bloggers de viagens bem como a criação de uma plataforma digital georreferenciada de promoção dos recursos, rotas, eventos, noticias, entre outros. 
 
Para mais informações deverá contactar o seguinte link: https://forms.gle/vdRbTu9wUm48w8HSA