Após uma reunião de cerca de quatro horas que teve lugar na passada segunda-feira em Monchique, ficou decidido que um grupo de técnicos da Ualg vai ajudar no processo de candidaturas com vista a criar um Plano Estratégico para a recuperação das áreas afetadas pelos incêndios.
A reunião contou com o presidente da AlgFuturo, José Vitorino e envolveu a Plataforma de Apoio à população de Monchique, bem como diversas entidades apostadas na recuperação das zonas mais afetadas pelos incêndios.
Foi assumido que “é preciso captar mais investimento para uma zona já por si marcada pelo despovoamento e que é preciso uma forte aposta no turismo e no apoio à população”.
Nesse sentido, a AlgFuturo vincou o protocolo que estabeleceu com a Universidade do Algarve que “irá prestar todo o apoio técnico para que se efetivem as candidaturas necessárias para obter os apoios urgentes”.
Para além do apoio direto à população, à recuperação das casas, é fundamental reflorestar e dinamizar a agricultura, bem como atrair mais turistas para Monchique de forma a garantir a sustentabilidade de uma zona que agora ficou ainda mais pobre e que precisa de incentivos para a sua recuperação, sustentou a Algfuturo em nota de imprensa.