Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 

Ana Newton

 Ana Newton
Imprimir Partilhar por email
25-09-2013 - 17:42
Chegou a altura de enaltecer uma jovem algarvia, natural de Faro, cujo percurso lhe permite assumir um estatuto de pessoa versátil, divertida, afetuosa e amante da vida.
 
Ana Newton, nasceu em Faro a 3 de Maio de 1980 e, aos 33 anos é um rosto bem conhecido dos algarvios e de muitos fãs de diversas nacionalidades que têm acompanhado o seu trabalho.
 
É cantora e professora, para além de gostar muito de viajar, de viver novas experiências e de integrar projetos musicais.
 
Com o seu jeito livre e espontâneo, confidenciou ao Algarve Primeiro que, “Fiz o meu percurso escolar normal, era uma aluna faladora e espertalhona como dizia a minha professora Floripes, mas nada parva!
 
Sempre quis ser professora do 1º ciclo e andei num curso de física e química durante alguns anos a tentar ser professora dessa disciplina. Não era mesmo a minha vocação…”
 
Ana Newton afirma sem rodeios que, “as duas coisas que mais gosto na vida são trabalhar com crianças e cantar; sou privilegiada porque faço as duas.”
 
Sempre com os objetivos bem definidos e a colocar a vocação acima de qualquer imposição, esta jovem farense prossegue a sua história relatando que, “abandonei o curso de FQ e iniciei o de professores de 1º ciclo, tendo terminado com a melhor nota da turma.”
 
Ao terminar o curso, foi convidada para dar formação de ciências na Universidade do Algarve durante dois anos, tendo depois rumado a Espanha para prosseguir os estudos.
 
Em Huelva concluiu o mestrado em “Educação Intercultural” e, nesse enquadramento arriscou integrar uma missão importante: “fiz uma viagem humanitária que mudou a minha vida. Campos de refugiados do Sahara Ocidental para levar mantimentos para as escolas e conviver com as pessoas e com as suas necessidades.”
 
Mesmo nessa missão, fez-se transportar da música e do prazer de cantar, pelo que, “cantei no dia do Sahara para os saharauis em cima de um palco muito peculiar.”
 
Terminado o mestrado, regressou a Portugal onde começou a trabalhar em colégios como o Nossa Senhora do Alto e o colégio da Bernardette em Faro e Olhão respetivamente.
 
Em termos musicais, Ana Newton descreve-se como autodidata, isto porque: “não tive aulas de canto. Tive apenas formação musical no Conservatório Regional do Algarve quando era pequenina; tinha 8 anos.”
 
 Filha e neta de pianistas, canta desde os 18 anos, tendo iniciado a sua carreira musical atuando em hotéis com o pai.
 
Desde então, tem uma banda de musica ligeira internacional designada BandaJAN (Jorge, Ana e Nuno, as iniciais) que foi a primeira banda desde que começou a sua atividade musical e que ainda se reúne algumas vezes por ano para realizar espetáculos.
 
Ao mesmo tempo, “desenvolvi os Tocatintas (da Noite Branca em Loulé) com os quais costumo cantar pendurada ou no alto (o conceito é este mesmo) e outras como os The JazzTrix que aborda o Jazz e a Bossa Nova. Estes projetos foram desenvolvidos nos últimos 2 anos.”
 
Ana Newton fala-nos também de outro projeto sendo que, “Os FENOID são uma banda de originais eletrónicos que me convidaram para dar a voz num single intitulado: Nature is all around.”
 
Ao longo do seu percurso tem cantado um pouco por todo o Algarve em hotéis, resorts e espaços culturais como cineteatros.
 
Nos seus tempos livres e, faz questão de realçar que, “Sou uma pessoa muito afetiva; não perco uma oportunidade para estar em família, para andar de mota que também é algo que me fascina e para conviver com os meus amigos”.
 
Já estive em Roma, Paris, Londres, Índia e Argélia (Sahara) e posso afirmar que, é nas muitas experiências que vivo que vou buscar a energia de que necessito para os meus espetáculos e para dar mais de mim na minha profissão”.
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Rui Baeta é um talento de Faro para o mundo



-

Isabel Figueira (Natação Faro) bateu recorde europeu (2019)



-

Federação Internacional de Motociclismo elege um farense para a presidência (2018)



-

Luís Barriga é já um nome firmado na literatura algarvia



-

Jorge Tavares



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Clube Desportivo Marítimo Olhanense cria equipa de futebol feminino acreditando no seu futuro

Clube Desportivo Marítimo Olhanense cria equipa de futebol feminino acreditando no seu futuro

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Tavirense Beatriz Guerreiro estreia-se e vence Torneio de Desenvolvimento da UEFA por Portugal

Tavirense Beatriz Guerreiro estreia-se e vence Torneio de Desenvolvimento da UEFA por Portugal

ver mais
 
Secretário de Estado da Juventude e do Desporto dois dias no Algarve para grandes eventos desportivos

Secretário de Estado da Juventude e do Desporto dois dias no Algarve para grandes eventos desportivos

ver mais
 
Câmara de Loulé investe 2,6 milhões para "aproximar Quarteira a Vilamoura"

Câmara de Loulé investe 2,6 milhões para "aproximar Quarteira a Vilamoura"

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio