Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 

Ana Newton

 Ana Newton
Imprimir Partilhar por email
Ana Newton, nasceu em Faro a 3 de Maio de 1980, sendo um rosto bem conhecido dos algarvios e de muitos fãs de diversas nacionalidades que têm acompanhado o seu trabalho.
 
É cantora e professora, para além de gostar muito de viajar, de viver novas experiências e de integrar projetos musicais.
 
Com o seu jeito livre e espontâneo, confidenciou ao Algarve Primeiro que, «sempre quis ser professora do 1º ciclo e andei num curso de física e química durante alguns anos a tentar ser professora dessa disciplina. Não era mesmo a minha vocação, abandonei o curso e iniciei o de professores de 1º ciclo, tendo terminado com a melhor nota da turma».
 
Ao terminar o curso, foi convidada para dar formação de ciências na Universidade do Algarve durante dois anos, tendo depois rumado a Espanha para prosseguir os estudos.
 
Em Huelva concluiu o mestrado em “Educação Intercultural” e, nesse enquadramento arriscou integrar uma missão importante: «fiz uma viagem humanitária que mudou a minha vida. Campos de refugiados do Sahara Ocidental para levar mantimentos para as escolas e conviver com as pessoas e com as suas necessidades».
 
Mesmo nessa missão, fez-se transportar da música e do prazer de cantar, pelo que, «cantei no dia do Sahara para os saharauis em cima de um palco muito peculiar».
 
Terminado o mestrado, regressou a Portugal onde começou a trabalhar em colégios como o Nossa Senhora do Alto e o colégio da Bernardette em Faro e Olhão respetivamente.
 
Em termos musicais, Ana Newton descreve-se como autodidata, isto porque: «não tive aulas de canto. Tive apenas formação musical no Conservatório Regional do Algarve quando era pequenina; tinha 8 anos».
 
Filha e neta de pianistas, canta desde os 18 anos, tendo iniciado a sua carreira musical atuando em hotéis com o pai.
 
Desde então, tem uma banda de musica ligeira internacional designada BandaJAN (Jorge, Ana e Nuno, as iniciais) que foi a primeira banda desde que começou a sua atividade musical.
 
Ana Newton falou-nos também de outro projeto «Os FENOID, uma banda de originais eletrónicos que me convidaram para dar a voz num single intitulado: Nature is all around».
 
Ao longo do seu percurso tem cantado um pouco por todo o Algarve em hotéis, resorts e espaços culturais como cineteatros.
 
Nos seus tempos livres, «sou uma pessoa muito afetiva; não perco uma oportunidade para estar em família, para andar de mota que também é algo que me fascina e conviver com os meus amigos».
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS FIGURAS
-

Nelson Conceição



-

João Bento "Algarvio"



-

Rui Baeta



-

Isabel Figueira



-

Jorge Viegas



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Desmantelada fábrica clandestina de produção de tabaco em Loulé (C/Vídeo)

Desmantelada fábrica clandestina de produção de tabaco em Loulé (C/Vídeo)

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
GNR apreende 112 artigos contrafeitos em Monte Gordo

GNR apreende 112 artigos contrafeitos em Monte Gordo

ver mais
 
Música Clássica junta-se ao MED na Igreja Matriz de Loulé

Música Clássica junta-se ao MED na Igreja Matriz de Loulé

ver mais
 
3 habitantes do sítio da Fornalha promovem festa até ao nascer do sol

3 habitantes do sítio da Fornalha promovem festa até ao nascer do sol

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio