Vila Real de Stº António

Ana Viegas

 
Ana Viegas, é natural de Vila Real de Santo António e é escritora, tradutora, revisora e professora de português para estrangeiros.

Assumiu como missão tocar o coração dos seus leitores e fazer a diferença no mundo através da sua escrita. É fundadora dos projetos anaviegas.pt, dirigido a escritores, e calonodedo.pt, dirigido a leitores. Adora ler policiais de cortar a respiração antes de dormir e de escrever aventuras fantásticas infantojuvenis logo ao acordar. Pelo meio, deleita-se a traduzir autores estrangeiros e a rever autores nacionais.
 
No final de 2019 (e após se ter despedido do seu emprego para seguir um sonho), Ana Viegas começou a escrever uma coleção de desenvolvimento pessoal para crianças e jovens.
 
Idealmente para mentes questionadoras entre os 6 e os 10 anos, conta com 15 volumes em formato físico (papel), digital (ebook) e áudio (áudio livro) com atividades de leitura e de escrita para os mais novos e conselhos para os cuidadores e educadores.
 
Segundo a autora, «além de fomentar a curiosidade, a imaginação, a criatividade, o conhecimento, o questionamento e a autonomia de crianças e jovens, fomenta também a sua saúde mental, em particular a sua inteligência emocional, com o intuito de respeitar e incentivar o seu natural desenvolvimento, para que cresçam profundamente conhecedores de si próprios, com uma autoestima e autoconfiança inabaláveis».
 
Com três obras de leitura recreativa e de escrita criativa publicadas pela Lidel Edições Técnicas, a autora optou, desta vez, pela autopublicação.
 
Assim, numa primeira fase, planeou, escreveu, reescreveu e reviu a coleção, depois, numa segunda fase, contactou uma ilustradora, uma paginadora, uma narradora e uma gráfica.
 
Durante todo este processo suportou sozinha todos os custos de edição da coleção, tendo chegado a um momento em que se apercebeu de que tinha de pôr em prática aquilo que apregoava nos seus livros: saber pedir ajuda.
 
Nesse sentido, decidiu criar uma campanha de crowdfunding para reunir metade do valor necessário para imprimir 1500 exemplares da coleção, tendo angariado 130% do objetivo proposto, graças ao contributo de 115 apoiantes.
 
Dos 2800 euros necessários foram angariados 3632, dos quais cerca de 3300 destinam-se à autora e o restante para pagar as taxas da plataforma de crowdfunding.
 
Ao longo da campanha, a autora revela que foi convidada para falar sobre o tema em dois podcasts de renome, foi notícia em vários jornais, foi entrevistada pelos miúdos da Rádio Miúdos, foi convidada para escrever dois artigos sobre os benefícios da leitura para o fomento da saúde e bem-estar de crianças e adultos e recebeu várias mensagens de apoio de pais e professores que elogiaram o conceito inovador da coleção.
 
Agora que a campanha terminou, é possível adquirir a coleção de desenvolvimento pessoal para crianças e jovens através do e-mail info@anaviegas.pt ou do futuro website calonodedo.pt e fazer parte desta grande aventura de Ana Viegas!
(+) Vila Real de Stº António

Álvaro Araújo

Amaro Antunes

Susana Travassos

João Miguel Pereira

Mário Centeno