Sociedade

Atividades inclusivas marcam Dia Mundial do Turismo em Portimão

Foto|CM Portimão (Filipe da Palma)
Foto|CM Portimão (Filipe da Palma)  
Na próxima segunda-feira, dia 27 de setembro, Portimão assinala uma vez mais o Dia Mundial do Turismo, este ano sob o mote ‘Turismo para um Crescimento Inclusivo’.

PUB
Segundo avança a autarquia em comunicado, o programa, preparado em conjunto entre a Câmara Municipal e a Associação Turismo de Portimão, pretende promover a inclusão, a redução das desigualdades e a solidariedade social, integrando várias iniciativas inclusivas «que vão mobilizar cerca de duas centenas de pessoas ligadas a associações, escolas e instituições de solidariedade social».
 
Nesse sentido, dão o seu contributo à programação da efeméride o Projeto Vela Solidária, a Associação Portuguesa de Perturbações de Desenvolvimento e Autismo – Algarve, os Centros Comunitários do Pontal, da Coca Maravilhas e da Aldeia das Sobreiras, o Instituto de Cultura de Portimão, associações de jovens como a DYPALL Network, os Agrupamentos de Escolas da Bemposta, Engenheiro Nuno Mergulhão e Manuel Teixeira Gomes, nomeadamente os alunos que frequentam o Ensino Especial, e também os utentes do projeto municipal Exercíci & Saúde.
 
Durante a manhã de dia 27 de setembro, está previsto um passeio de barco pela costa, a bordo do catamaran “Ophelia”, direcionado a jovens que integraram as equipas de voluntariado municipal e aos utentes do Exercício e Saúde, em colaboração com a empresa Portitours e contando com o apoio da DYPALL Network, vocacionada para o voluntariado jovem.
 
Já os jovens com multideficiências, que frequentam o Ensino Especial, terão a oportunidade de fazer viagens de observação de golfinhos, experiência proporcionada em colaboração com a empresa Dolphin Seafaris.
 
Ainda direcionado aos alunos do Ensino Especial e aos utentes das instituições de solidariedade social, o programa inclusivo contempla uma “burricada” no BurroVille, com lanudos dóceis e afáveis, uma aula de iniciação ao golfe, no campo de prática do Alto Golf, e a prática das modalidades de vela e vela adaptada, em colaboração com as empresas BurroVille, Pestana Alto Golf e associação Vela solidária, respetivamente.
 
Em complemento a esta programação específica, os turistas que visitarem o Posto de Turismo de Portimão, entre as 9h30 e as 17h30, terão a oportunidade de participar em passatempos simbólicos e ações de boas-vindas. Merece ainda referência o facto de o Museu de Portimão (das 10h00 às 18h00) e o Centro de Acolhimento e Interpretação de Alcalar (das 10h30 às 13h00 e das 14h00 às 16h00) terem entrada livre neste Dia Mundial do Turismo.
 
A autarquia de Portimão informa ainda que, todas as iniciativas cumprirão as medidas de contingência recomendadas pela Direção–Geral da Saúde.
 
Refere a mesma publicação que, o Dia Mundial do Turismo celebra-se, desde 1980, a 27 de setembro e pretende promover a tomada de consciência sobre o valor social, cultural, político e económico do setor e a contribuição desta atividade para serem alcançados objetivos de desenvolvimento sustentável.