Economia

Autocaravanismo e sustentabilidade marcaram visita de secretária de Estado do Turismo a São Brás de Alportel

 
A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, esteve em São Brás de Alportel esta segunda-feira, para conhecer o trabalho realizado no concelho na área do turismo e formalizar o protocolo de promoção do autocaravanismo sustentável.

Em comunicado, o município adianta que, a visita teve início na Área de Serviço de Autocaravanas "Motorhome Ecopark São Brás de Alportel" uma unidade de referência no setor, considerada das melhores áreas de serviço de autocaravanas do Algarve e a primeira na região a receber o certificado de homologação da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.
 
Foi neste espaço que foi assinado o Protocolo de Cooperação entre o Turismo de Portugal, a Região de Turismo do Algarve, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, a Comunidade Intermunicipal do Algarve e a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, que tem por objetivo juntar sinergias no desenvolvimento deste setor turístico e promover as opções disponíveis no território nacional para os turistas que optam pelo autocaravanismo para viajar e descobrir o país.
 
Segundo explica a autarquia, esta área de serviço, junto à EN2, a norte de São Brás de Alportel, nasceu do sonho de um casal empreendedor que trocou a capital lisboeta pelo centro do Algarve e em plena natureza concretizou um projeto que procura conciliar a paixão do autocaravanismo com o turismo natureza, num espaço sustentável e ecológico, que o Presidente da Câmara Municipal, Vítor Guerreiro, considerou como um "projeto com visão de futuro", enaltecendo a visão e espirito empreendedor dos investidores.
 
Na ocasião, o autarca referiu que, consciente das potencialidades deste setor turístico, o município apostou na criação de uma nova Área de Serviço de Autocaravanas, integrada no projeto intermunicipal "Rota Serrana de Autocaravanismo", localizada na entrada sul de São Brás, cuja abertura será anunciada para muito breve.
 
Vítor Guerreiro defendeu ainda a importância de juntar esforços e sinergias para valorizar os territórios do interior, com maior autonomia para os municípios, na gestão dos seus territórios, com políticas que devem ser sensíveis às necessidades atuais para a fixação de empresas e novos residentes, nomeadamente ao nível das acessibilidades físicas e digitais. O autarca recordou ainda que assumindo um papel principal no incentivo ao desenvolvimento económico, o município criou a Via Verde para o Empreendedorismo, que procura agilizar procedimentos para a concretização dos projetos empresariais que se pretendem fixar em São Brás de Alportel.
 
Rita Marques afirmou que o autocaravanismo é um desafio da maior importância no panorama turístico nacional, referindo-se ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo conjunto de entidades parceiras, sublinhando o esforço na regulação destas infraestruturas, que "aqui têm um bom exemplo" para garantir o respeito por uma série de preocupações, entre as quais as ambientais. "Queremos apenas e só que deixem a sua pegada emocional", observou lembrando a importância de respeitar as comunidades e o território.
 
Na Casa Memória da EN2, Rita Marques teve ocasião de conhecer a dinâmica turística do município, acompanhando a estratégia de valorização do património – Rota da Memória.
 
A visita terminou no Museu do Traje, onde decorreu uma reunião de trabalho que juntou um largo conjunto de entidades da região, e onde foram partilhados os principais problemas no setor do turismo, mas também outras áreas, em especial neste contexto de pandemia.