Sociedade

Câmara de Loulé lança jogo interativo e pedagógico sobre o Concelho e as Alterações Climáticas

 
No âmbito da aposta em criar ferramentas inovadoras na área educativa, a Câmara Municipal de Loulé lançou “Desafios de Loulé”, um jogo interativo e pedagógico, em formato quiz, destinado a promover junto da comunidade escolar do concelho "a consciencialização para a temática da ação climática e a partilhar conhecimento sobre o património cultural e natural de Loulé", explica a entidade.

 
Esta plataforma de “gamificação” disponibiliza dois jogos de tabuleiro, sendo "O Desafio do Clima” desenvolvido em parceria com a Inframoura e dedicado à temática do combate às alterações climáticas, e o outro jogo baseado na adaptação do livro de banda desenhada "Os Segredos de Loulé".  
 
Até 29 de fevereiro decorre a primeira competição de "O Desafio do Clima". A segunda competição - "Os Segredos de Loulé" - terá lugar no mês de abril.
 
As competições são destinadas às escolas, professores e alunos do 2º e 3º ciclo do concelho de Loulé, com prémios para os melhores classificados.
 
Conforme salienta nota do Município, concebido para ser jogado em sala de aula, por alunos destes ciclos de ensino, “Desafios de Loulé” apresenta-se num tabuleiro de jogo virtual com perguntas temáticas, podendo os jogos de tabuleiro ser dinamizados pelos professores. Além do tabuleiro virtual, no qual participam 2 a 5 jogadores, em https://desafiosdeloule.pt, o jogo está também disponível em formato batalha entre 2 jogadores. A batalha pode ser jogada em computador ou tablet, ou ainda em aplicação móvel para smartphone, podendo ser descarregada na App Store e Play Store.
 
A plataforma online é gratuita, permitindo igualmente ser jogada em ambiente familiar e entre amigos, quer no tabuleiro virtual, quer no modo batalha.
 
Para jogar é simples, os interessados poderão inscrever-se em https://desafiosdeloule.pt e ficam de imediato disponíveis para poder ser desafiados ou para iniciar novos jogos convidando colegas da turma, familiares ou amigos.