Sociedade

Câmara de Olhão investiu 10 mil euros em instrumentos musicais para todos os alunos do pré-escolar público do concelho

As crianças que frequentam o ensino pré-escolar público no concelho de Olhão, cerca de 700, têm à sua disposição uma variedade de instrumentos musicais que poderão utilizar nas aulas de Educação Musical em que participam todas as semanas.

 
Segundo revela nota do Município, as entregas dos instrumentos aconteceram nos últimos dias em todos os jardins de infância do concelho.
 
Os instrumentos musicais que têm estado a ser oferecidos aos nove jardins de infância da responsabilidade da autarquia, representam um investimento de aproximadamente 10 mil euros, permitindo dotar as 27 salas de pré-escolar com 135 maracas, 135 clavas de madeira, 135 guizeiras de mão, 90 reco-recos, 90 ferrinhos, 54 pratos, 90 chincalhos, 90 pandeiretas e 90 tamborins, para além de nove rádios que servem de complemento ao ensino da música às crianças.
 
Também os professores de Música são pagos pela Câmara de Olhão, através de um contrato de prestação de serviços que o Município celebrou com o Conservatório de Música de Olhão há três anos e que contempla uma aula de Música por semana em todas as salas de pré-escolar do concelho.
 
Vereador António Camacho e Margarida Faustino, coordenadora do ensino pré-escolar na EB1/JI Nº6
 
«Este foi um investimento que fizemos com muito gosto. Trata-se de uma aposta no desenvolvimento de competências ligadas à arte. A música desperta sensações muito importantes. Este projeto de educação musical no pré-escolar é dos que nos tem dado mais prazer desenvolver», assumiu o vereador António Camacho. «Já existiam instrumentos musicais nas salas mas em muito menor número, agora todas as crianças podem ter um tamborim, umas maracas ou umas guizeiras para acompanhar a música que estão a aprender ou a cantar», reforçou o autarca.