O Município de Castro Marim acolheu, na passada sexta-feira, duas visitas de estudantes da Universidade do Algarve (UAlg), no sentido de trabalhar a reforçar a ligação entre a universidade e as instituições e a administração pública.
A vice-presidente do Município de Castro Marim, Filomena Sintra, defendeu esta colaboração como "profícua" para os dois universos, numa cultura de partilha de experiências e conhecimentos, acrescentando que os recursos humanos e a sua valorização "são o maior fator crítico de sucesso dos territórios".
O primeiro grupo de estudantes que encontra-se em Mestrados Internacionais na Faculdade de Economia, esteve no concelho com o objetivo de compreender o território, nichos de mercado na área de formação, sustentabilidade ambiental e autossuficiência energética. Foram promovidas visitas ao empreendimento da Verdelago, um resort de luxo partilhado com a natureza e valores de sustentabilidade, à plantação e laboratório da Cannprisma e à Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e VRSA, nomeadamente à Cooperativa Terras de Sal.
O património natural e arquitetónico foi o principal objetivo da visita do segundo grupo, estudantes de disciplinas de Ecologia e de Introdução à Arquitetura Paisagista, procurando o enquadramento histórico da atividade do sal e a sua importância no desenvolvimento económico da região.