O IV Ciclo de Concertos Artis XXI que decorreu entre 5 e 28 de outubro levou às igrejas do concelho de Lagoa e Ermida da Guadalupe, concelho de Vila do Bispo, (espaço integrado no programa DiVam promovido pela Direção Regional Cultura do Algarve) mais de 800 pessoas, das quais 500 foram estudantes e seniores do concelho de Lagoa.
Foram sete concertos com diversas formações e um workshop de acordeão, no Conservatório de Artes de Lagoa dirigido a alunos do ensino do acordeão. Incluiu ainda a iniciativa Manhãs Musicais ARTIS XXI, com concertos que decorreram no Centro Sénior de Mexilhoeira da Carregação e Santa Casa da Misericórdia de Estômbar e concertos pedagógicos no ESPAMOL e Centro Popular de Lagoa, promovendo a criação de hábitos de fruição cultural junto dos jovens.
Para Elsa Mathei, Diretora Artística do Ciclo de Concertos Artis XXI, "Ficamos muito satisfeitos com os números de assistência desta edição, foram muito positivos. Consideramos que foi, desta forma, cumprido o nosso objetivo que era levar a música ao máximo de pessoas – incluindo jovens e menos jovens - do Município de Lagoa, contribuindo para a descentralização da cultura no território."
O evento produzido pela Associação Cultural Artis XXI, foi apoiado pelo Município de Lagoa, DGartes, Direção Regional de Cultura do Algarve, Folefest e Festa da Música – Instrumentos Musicais. A direção artística esteve a cargo de Elsa Mathei e a direção de produção de Rute Gomes.