Sociedade

“Dom Rodrigo” ainda está na corrida para as 7 Maravilhas Doces de Portugal

O Dom Rodrigo de Lagos ficou em 2ª lugar na eliminatória distrital da passada sexta-feira, mas entrou na fase de repescagem do concurso da RTP1.

 
O público poderá votar ao longo do programa em direto no dia 21 de agosto, 4ª feira, entre as 10h00 e as 17h00, para elegê-lo para a semifinal do concurso.
 
No passado dia 16 de agosto, foi transmitido o último programa da fase das eliminatórias regionais do concurso da RTP1, 7 Maravilhas Doces de Portugal, nomeadamente o distrito de Faro. Depois de uma corrida renhida em que o Folar de Olhão alternava no 1º lugar com o Dom Rodrigo de Lagos, o primeiro acabou por vencer esta fase. 
 
Para trás ficaram o Folhado de Loulé, Bolo de Tacho de Monchique, Doce Fino de Portimão, Morgado de Portimão e Queijo de Figo de Portimão.
 
Segundo o regulamento do concurso, ao alcançar o 2º lugar na eliminatória regional, o Dom Rodrigo de Lagos ganhou o direito a entrar na nova fase do concurso, da repescagem dos pré-finalistas, em que os segundos classificados de cada distrito e região autónoma ganham uma nova oportunidade para ganhar votos e garantir o seu lugar nas semifinais (24 e 31 de agosto).
 
Ao longo do programa transmitido em Miranda do Corvo, o público pode "salvar" os seus doces favoritos, votando entre as 10h00 e as 17h00, horário do programa da RTP1. O Dom Rodrigo tem, assim, a possibilidade de se juntar ao Folar de Olhão na representação do Algarve.
 
Refira-se que o Dom Rodrigo de Lagos tem merecido destaque a nível nacional graças ao recorde do Guinness World Records alcançado em julho passado, com um doce de 125,4 kg apresentado na Feira Concurso Arte Doce, em Lagos, e ao processo de certificação de qualidade que está em curso. O Município de Lagos é a entidade promotora destas iniciativas para impulsionar a divulgação deste tesouro gastronómico do Algarve.
 
Para votar no Dom Rodrigo de Lagos na fase de repescagem das 7 Maravilhas Doces de Portugal, vote ao longo do programa de dia 21 de agosto, entre as 10H e as 17H, para o número 760 107 136 (0,60 € + IVA).