Sociedade

Estudantes de Medicina da Ualg vencedores dos prémios “Eu Participo”

 
Foram hoje conhecidos os vencedores dos prémios “Eu Participo”, da Rede de Autarquias Participativas. Estudantes de Medicina da Universidade do Algarve ganharam o primeiro e segundo prémios, com os projetos CovidAlgarve e Qlinic, respetivamente, ambos apoiados pelo Algarve Biomedical Center.

 
CovidAlgarve nasceu da vontade dos estudantes do 5º ano de Medicina da Universidade do Algarve de intervir na população, sobretudo a mais desfavorecida e isolada, através de formação e apoio relativamente à pandemia. O projeto chegou já a 900 famílias de seis concelhos algarvios, de diversas formas: entrega de bens alimentares e gel desinfetante; informação sobre medidas de proteção para COVID-19; ações de sensibilização.
 
Qlinic é uma plataforma online (www.qlinic.pt) criada por um grupo de estudantes do 5°ano de Medicina da Universidade do Algarve que responde gratuitamente a questões dos portugueses sobre saúde. O objetivo é combater a desinformação e evitar a sobrecarga dos serviços de saúde, em período de pandemia.
 
Os prémios “Eu Participo”, que se dirigem a jovens entre os 14 e os 30 anos, destinam-se a reconhecer e valorizar iniciativas de cidadania ativa que fomentem a solidariedade e a entreajuda, bem como aliviem a situação de isolamento social da população no contexto da atual crise sanitária provocada pelo novo coronavírus.