Sociedade

Faleceu membro fundador e sócio honorário da Associação Cívis

 
A Associação para o Aprofundamento da Cidadania - Cívis, informou que José Luz Santos, faleceu esta sexta-feira.

 
A associação fala de um homem "autodidacta, atento aos caminhos do mundo, interveniente activo e empenhado na vida da sua terra e do seu País, que cedo iniciou a sua actividade cívica e política".
 
"Na imprensa, em conferências, seminários e congressos, em reuniões e conversas, onde as causas da cidadania fossem tema, havia sempre um lugar ocupado pelo José da Luz", assinala a Cívis.
 
Breve nota biográfica:
 
José Luz Santos nasceu em Faro em 1935.
 
Da sua actividade cívica, iniciada em 1964 como membro da direcção do Sporting Clube Farense, consta também a sua intervenção no Movimento Pró-Universidade do Algarve como membro do Círculo Cultural do Algarve, cujos órgãos sociais integrou em Fevereiro de 1974. Sócio Fundador da COOPPOFA em 1976, Sócio Honorário do Cineclube de Faro em 1997. Sócio fundador da CÍVIS – Associação para o Aprofundamento da Cidadania e do Círculo Teixeira Gomes – Associação pelo Algarve em 1997. 
 
Em 1998 integrou o "Movimento Sim Pela Regionalização, Sim ao Algarve". Membro Honorário da AIESEC – Association Internationale des Etudiants en Sciences Economiques et Commerciales de Faro, Universidade do Algarve (2001). Amigo nº 6 da Orquestra do Algarve (2002). Recebeu a placa comemorativa "Culture of Excellence" do 15º Aniversário da AIESEC de Faro – Universidade do Algarve (2006) e a placa de Sócio Honorário nas comemorações do 50º Aniversário do Cineclube de Faro 
Em 2007 recebeu a Medalha de Mérito Municipal - grau Ouro do Município de Faro.
 
Como comunicador e defensor de causas inicia a colaboração, com alguma regularidade, na imprensa algarvia publicando artigos de opinião a partir de 1971, sendo nomeado correspondente da RTP na área da informação em 1974.
 
Participou civicamente com inúmeras comunicações sobre índoles diversos tendo coordenado a edição de vários livros.