Sociedade

Faro vai ter uma “Living Street” (saiba onde)

 
A autarquia faz saber que, Faro foi a grande vencedora do projeto "Living Streets", uma iniciativa que visa a criação de locais de convívio e experimentação no espaço público até aqui ocupado por automóveis.

No âmbito deste projeto, a primeira "Living Street" de Faro vai ser criada na rua Caldas Xavier, nas imediações do bairro do Bom João, onde hoje em dia serve exclusivamente para estacionamento automóvel, numa zona verde que passará a ser utilizada para convívio e atividades ao ar livre.
 
Avança a mesma publicação que, os resultados do concurso nacional foram agora anunciados pela Oeste Sustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, entidade parceira responsável pela receção de candidaturas em Portugal deste projeto que conta com financiamento do programa EUKI (Iniciativa Europeia para o Clima) do Ministério Federal do Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha.
 
Segundo a autarquia, além de Faro, «que obteve a maior pontuação das 13 propostas submetidas», também o município de Óbidos, que teve a segunda proposta mais votada, vai receber um montante de 20 mil euros para poder implementar o seu projeto. As intervenções devem acontecer entre o próximo mês de dezembro e outubro de 2021.
 
A intervenção na Rua Caldas Xavier será alvo de uma reconfiguração, cujos detalhes serão oportunamente apresentados pelo município farense. Após a recolha de opiniões dos moradores, será criada uma área verde para conviver, comer, jogar, estudar, trabalhar, ler, andar de bicicleta ou respirar ar puro, com mesas, bancos, floreiras, baloiços, camas de rede ou parque de bicicletas – que serão produzidos, sempre que possível, com recurso a materiais reutilizáveis e recicláveis, anotou a autarquia.
 
De acordo com o mesmo comunicado, aos fins de semana, o trânsito rodoviário vai estar muito condicionado na zona, salvaguardando-se os acessos às garagens existentes.
 
A intenção é que esta primeira “Living Street” de Faro – cujo conceito, ligado a um novo modelo de urbanismo, nasceu em 2013, na cidade belga de Ghent, pelas mãos de habitantes e comerciantes, e entretanto replicado em várias cidades europeias – possa servir de inspiração para que outras artérias da cidade e do concelho possam adotar um modelo de rua sustentável, realça o município.