Cultura

Feira da Serra de São Brás de Alportel bateu recorde de bilheteira

Foto|D.R (CM São Brás de Alportel)
Foto|D.R (CM São Brás de Alportel)  
Depois de uma paragem forçada pela pandemia, a Feira da Serra de São Brás de Alportel regressou no passado fim de semana, tendo recebido cerca de 38.600 visitantes, numa edição que superou as expetativas e os números de 2019, realça a autarquia em comunicado.

Inaugurada no passado dia 28 de julho, numa cerimónia presidida pelo ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, a Feira da Serra reafirmou a sua componente ambiental e de sensibilização para o futuro da serra e das suas gentes.
 
O Presidente da Câmara Municipal, Vitor Guerreiro sublinhou o "investimento da autarquia neste que é o maior evento do concelho e que em 4 dias convida milhares de visitantes a regressar 365 dias a São Brás de Alportel e ao Algarve."
 
Referiu ainda que "o município assumiu com seriedade o compromisso para a adaptação e mitigação das alterações climáticas e em especial para a eficiência hídrica encontrando-se a decorrer um conjunto de ações e medidas que visam contribuir de forma sólida para a redução da pegada ecológica e consequente minimização dos impactos ambientais".
 
Na cerimónia inaugural, também intervieram a presidente da Comissão Organizadora do certame e vice-presidente da Câmara Municipal Marlene Guerreiro, o presidente da CCDR Algarve, José Apolinário e o presidente da Região de Turismo do Algarve João Fernandes, entre outros autarcas e representantes regionais e locais de diferentes entidades.
 
Em Ano Europeu da Juventude, a Feira da Serra inaugurou o novo "Palco Jovem", por onde passaram cerca de 70 jovens e se apresentaram novos projetos musicais e artísticos da região. A presença dos jovens na Feira da Serra superou edições anteriores com a participação de 80 voluntários em ações de promoção e divulgação, montagem, desmontagem e apoio no recinto. 
 
No palco estiveram os D.A.M.A, no primeiro dia da feira e o tributo aos eternos Queen com "Break Free – Queen's Tribute Show", na sexta-feira. No sábado foi a vez do São Brás Fashion, numa parceria entre o município, a Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve e lojistas com a participação de jovens modelos são-brasenses que abraçaram uma vez mais o desafio. A noite terminou com a atuação de Carlão. No domingo, foi Bonga com os sons do mundo a encerrar o programa.
 
Sob o mote do medronho e do medronheiro, a Feira da Serra contou com cerca de 120 expositores.