Cultura

Feira Medieval de Silves faz o convite para "Um dia na História"

Foto|(CM Silves)
Foto|(CM Silves)  
Após dois anos de interregno, a Feira Medieval regressa à cidade de Silves, de 10 de 20 de agosto, entre as 18h00 e as 01h00, com 11 dias de recriação histórica do período medieval da antiga capital do Reino do Algarve, numa viagem no tempo que convida a experienciar "Um dia na História".

O quotidiano da Xilb islâmica numa das sextas-feiras do ano de 1147 dá mote a esta edição do evento, que enche a madinat Xilb de momentos e sons já conhecidos, como as boas vindas dadas pelo Vizir, o chamamento à oração pelo Al-Muezzin, o burburinho dos vendedores e o som da música e alegria contagiante durante o evento.
 
Dois torneios diários, um espetáculo no castelo, uma dezena de pontos de animação fixos, animação itinerante, seis praças de tascas medievais, dois roupeiros, um espaço educativo e lúdico dirigido aos mais novos (Xilb dos Pequenos), mais de duas dezenas de grupos de animação; um acampamento berbere com mercadores de produtos exóticos, ferreiros, carpinteiros e oleiros a trabalhar nos seus ofícios e as habituais experiências medievais são apenas alguns dos atrativos desta Feira Medieval de Silves, onde marcam presença mais de uma centena de expositores, entre artesãos, mesteirais, doçaria, místicos, mercadores e mouraria. 
 
Oa bilhete diário tem um custo de 2 euros, já o bilhete grupo de entrada para 5 pessoas, tem um custo de 8 euros. O bilhete é gratuito para crianças até 130 cm ou 9 anos (inclusive) para a venda online.
 
Quanto aos espetáculos das Noites do Oriente, têm um custo de 5 euros (só espetáculo) e os Jogos de Guerra, 5 euros (só espetáculo). O bilhete diário + espetáculo (Noites do Oriente ou Jogos de Guerra) tem um custo de 6 euros.
 
Encontram-se também à venda, as pulseiras de livre circulação (em pré-venda até 09 de agosto) 4 euros, a partir do dia 10 de agosto - 5 euros. 
 
A animação exclusiva no castelo, que decorrerá diariamente às 22h30, terá como protagonista Ibn Misjan Ensemble, grupo oriundo da Síria e Marrocos. Ibn Misjan, músico mais importante da época dos Omeyas, foi a fonte de inspiração deste projeto de música e dança composto por músicos e bailarinos nascidos em culturas hoje distantes, mas que, durante séculos, “beberam” de uma mesma fonte artística e espiritual. 
 
Este grupo apresenta um espetáculo de músicas do Gharb Al-Andaluz e Médio Oriente, composto por dança oriental e tribal, manipulação de fogo, giro espiritual sufi e giro tanora. 
 
Ibn Misjan Ensemble é composto por Salah Sabagh (darbouka, bendir y riq); Hicham Khyry (violino); Youssef Mezgheldi (kanun  - citara árabe), Nerea (voz principal  - canto árabe); Wafir Sheik (voz, alaúde árabe e nay - flauta de cana); Mohamed Babli (giro sufi e dança tanora) e Mónica (dança oriental e tribal com manipulação de fogo e efeitos pirotécnicos), artistas que irão executar as várias formas de expressão artística naquele que é o espaço mais emblemático da cidade. 
 
Os Jogos de Guerra regressam à Feira Medieval de Silves, com duas sessões diárias, às 20h00 e às 22h30. Neste confronto, onde se defrontam cristãos e muçulmanos, a perícia, a destreza e a coragem dos cavaleiros é posta à prova em diversos jogos como a “Argola”, a “Cabeça de Turco”, o “Tavolado” ou as famosas “Justas”, que colocam frente a frente os cavaleiros que, a galope, avançam uns contra os outros com o intuito de eliminarem as respetivas lanças e assim derrotarem o inimigo.  
 
Tendo como objetivo criar cada vez mais e diversificadas experiências, a Feira Medieval de Silves convida os visitantes a participar numa viagem única e exclusiva ao passado, vivenciando uma experiência medieval.
 
O visitante poderá participar nesta recriação histórica, integrando os diversos eventos que um “Dia na História” da Xilb islâmica lhe reserva, experimentando um conjunto de emoções, como: envergar as vestes de um habitante da nobreza da cidade do século XII, integrar um cortejo pela cidade, degustar diversos pratos da cozinha muçulmana ou assistir de lugares privilegiados a jogos de guerra entre cristãos e muçulmanos e a um serão palaciano, escutando e apreciando sons e danças do oriente.
 
A experiência medieval realiza-se nos dias 10, 12, 14, 16 e 18 de agosto, sendo a participação limitada e sujeita a aquisição prévia. Preços: adulto - 60 euros (preço máximo a praticar) e crianças até aos 10 anos 30 euros (preço máximo a praticar).
 
Na Praça Al-Muthamid, e vinda das montanhas do Atlas, os visitantes poderão conhecer a caravana berbere. Nas suas tendas pode-se observar uma parafernália de objetos que fazem parte do quotidiano e das vivências deste grupo nómada que faz das viagens e do comércio o seu modo de vida.
 
Integram a comitiva mercadores de produtos exóticos, ferreiros, carpinteiros e oleiros, que se fazem transportar em camelos e acompanhar pelo falcão e pelo cão Saluky, essenciais nas caçadas que ajudam a garantir o sustento da caravana.
 
Na Feira Medieval de Silves, os mais novos têm um espaço especial - o Xilb dos Pequenos - onde, juntamente com as suas famílias, poderão usufruir de diversas atividades educativas e lúdicas contextualizadas e integradas historicamente no período da Feira Medieval, nomeadamente: olaria; bijuteria; azulejaria; caligrafia árabe; e jogos com História. Este espaço é de entrada livre e funcionará diariamente, entre as 18h00 e as 23h30, de 10 a 20 de agosto, na Praça Al-Muthamid.
 
Os trajos continuam a ser uma das imagens mais significativas do rigor e qualidade da Feira Medieval de Silves. Dois roupeiros disponibilizam, a quem o desejar, fatos de homem, mulher e criança. O aluguer de trajo, para adulto custa 3 euros e para criança 2 euros.
 
A Feira Medieval de Silves volta a ser exemplo na adoção de medidas ambientais adequadas que promovem os conceitos de sustentabilidade, recebendo a categoria de «EcoEvento», certificação atribuída pela ALGAR, a qual mantém desde 2016.   
 
Neste processo, a Algar, enquanto empresa certificada e responsável pelo Sistema de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) do Algarve, assegura formação específica aos responsáveis pela higiene e limpeza do recinto, disponibilizando os equipamentos para a deposição de resíduos (nomeadamente sacos verdes, azuis e amarelos, que permitem a separação dos mesmos).
 
A organização da Feira Medieval de Silves irá continuar a sensibilizar os visitantes para o cumprimento das boas práticas no que toca a este tema. Mas não são só os visitantes ou expositores do evento que aderem a esta iniciativa. O município laça, anualmente, por ocasião da Feira Medieval de Silves, uma campanha de recolha de papel, cartão e embalagens junto da população, atribuindo prémios medievais, de acordo com a modalidade da sua participação e as quantidades dos resíduos que entregarem para reciclagem.