O Festival Jovens Músicos 2020 que decorre até 26 de setembro, é uma organização da Antena 2 e da RTP, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, a Câmara Municipal de Loulé e a ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (Porto).
Na sua 10.ª edição, que conta com a transmissão online de concertos de edições anteriores e a realização de algumas atuações ao vivo, com público e com exibição em streaming através da Antena 2 e da RTP Palco, o festival ruma pela primeira vez ao Algarve, mais propriamente a Loulé (além de Lisboa e Porto), com dois concertos que apresentam criadores e intérpretes da nova geração.
Ontem o Tomás Marques Quarteto (jazz) atuou no Auditório do Solar da Música Nova e nesta sexta-feira, dia 25, o Quarteto Tejo (música clássica) apresenta-se na Igreja da Misericórdia de Loulé pelas 21h30 com transmissão em direto pela Antena 2 e RTP Palco.
Conforme assinala a autarquia louletana, o Quarteto Tejo, formado em 2018, teve origem nas margens do rio que lhe dá o nome, em Belém, após os quatro músicos residentes no estrangeiro se terem encontrado num curso de aperfeiçoamento e tocado em conjunto. O entusiasmo por abordar a música sem barreiras formais e experimentar diferentes sentimentos e ideias em união, levou-os a formalizar o quarteto. Este projeto musical é um bilhete para Portugal de Inglaterra, Suíça, Bélgica e Alemanha; é uma viagem de quatro indivíduos à exploração do seu gosto comum pela música.
Os concertos destinam-se ao público em geral, têm uma duração aproximada de 60 minutos cada e a entrada é gratuita mas limitada, exigindo obrigatoriamente o levantamento prévio de convite na receção do Cineteatro Louletano.
Para mais informações, os interessados podem contactar o Cineteatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email
[email protected] .