Inaugura este sábado, 17 de dezembro, pelas 18h00, na Galeria de Arte do Convento do Espírito Santo, em Loulé, a exposição “Future Past”, de Maria Renée Morales Lam, com curadoria de João Moniz.
Adianta o município que, o trabalho de Maria Renée Morales Lam apresenta um percurso físico-material e imaginário pela cidade, mostrando evidência de uma relação íntima entre o passado e a matéria, onde a função do artefacto se dilui no ato da contemplação.
O trabalho mais antigo convida a refletir na maneira com que a história está a ser preservada - aquilo que escolhemos proteger ou esquecer, e como isto influencia na construção e na transformação acelerada da cidade contemporânea.
No trabalho mais recente, tenta exaltar a presença e a corporalidade de ornamentos citadinos esquecidos no quotidiano.
«Como um esforço incessante de pertencer a algum sítio, traço um mapa invisível do meu percurso diário, reformulando estes símbolos que representam momentos, objetos, sítios e situações, na tentativa de reconciliar a minha própria história num território que até há pouco era desconhecido. Mais do que uma realidade imposta, olho para a urbe como um convite a imaginar um futuro heterotópico, que nos propõe», resume a artista