As Hortas Comunitárias da Guia estão a ser objeto de requalificação, numa empreitada que contempla a vedação dos talhões, substituição da casa de apoio existente por uma maior, colocação de instalações sanitárias e pintura de muros e bancos, num investimento de 18.925,00 +Iva.
Segundo recorda a autarquia em nota de imprensa, as Hortas Comunitárias da Guia existem desde dezembro de 2013, altura em que Albufeira fez a entrega de 11 talhões de terra, ao abrigo do projeto municipal “Terra Produtiva”. Volvidos cinco anos, este espaço vai ser requalificado.
Segundo o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, “as Hortas Comunitárias da Guia são um êxito. Desta forma, temos vindo a evoluir neste conceito de cariz comunitário e têm-nos chegado novos pedidos. Há ainda terras por cultivar e são muitos os munícipes que expressam a vontade de voltar às raízes e de produzir os seus próprios alimentos, como o que está a acontecer em Ferreiras, onde as pessoas, livremente, fazem as suas hortas em terrenos municipais. É um projeto que vai continuar a crescer para apoiar e incentivar a produção e o consumo de produtos frescos locais, biológicos e sazonais.”
Para além da produção de produtos biológicos, este projeto visa também fomentar o espírito comunitário e a apropriação qualificada do espaço público, proporcionando a alguns munícipes a oportunidade de complementarem o orçamento familiar com a prática de agricultura biológica, livre de químicos. Para o efeito, foi ministrada formação aos utilizadores das hortas.
Saliente-se que em Ferreiras também existem hortas comunitárias, em terrenos do Município, mas com exploração comunitária espontânea.