Em Portugal está a ocorrer um duplo envelhecimento, onde há menos jovens e mais pessoas idosas, com um reduzido ou negativo crescimento da população.
Dada esta transição demográfica, o Instituto Piaget de Silves, revela em comunicado que "as pessoas idosas devem ser encorajadas a realizar treino de força muscular dinâmica com o objetivo de manutenção e aumento da força muscular, o que pode auxiliar na prevenção de quedas e melhorar a mobilidade articular".
No caso dos idosos, a American College of Sports Medicine recomenda a realização de 8 a 10 exercícios envolvendo grandes agrupamentos musculares, onde cada exercício deve ser realizado entre 10 a 15 repetições. O treino de força deve ser realizado com uma frequência semanal no mínimo duas vezes por semana, com o mínimo de 48 horas de descanso entre as sessões de treino.
O Instituto Piaget de Silves diz desenvolver atividades com utentes das Santas Casas de Misericórdia da sua área de influência, onde os estudantes do curso de Fisioterapia realizam sessões de treino de força muscular dinâmica aos idosos, sob a supervisão da terapeuta Beatriz Minghelli.