Mais de 200 profissionais de educação, em exercício no concelho de Lagoa, participaram no 2º Encontro de Inovação na Educação: exemplos de boas práticas, que resultou de uma parceria entre o Município de Lagoa e a Universidade do Algarve para a implementação do projeto de inovação pedagógica «Aprender+».
O encontro decorreu durante os dias 10 e 11 de setembro, em formato vídeoconferência, e contou com a colaboração dos Agrupamentos de Escolas do concelho de Lagoa – ESPAMOL, Rio Arade e a Nobel International School do Algarve.
Foram apresentados 11 projetos e atividades de diversas áreas desenvolvidas nos diferentes ciclos de ensino, desde o pré-escolar ao ensino secundário, numa partilha de experiências pedagógicas entre os docentes.
De acordo com o Município, os temas discutidos centraram-se sobre aspetos metodológicos, recurso a ferramentas digitais, a importância do trabalho colaborativo e o envolvimento de todos os intervenientes no processo de ensino-aprendizagem (alunos, funcionários, pais e comunidade).
A sessão de abertura contou com a presença da vereadora Ana Martins, do diretor do Agrupamento de Escolas Rio Arade, Luís Varela, da diretora do Agrupamento Escolas Padre António Martins de Oliveira, Emília Vicente e do Diretor da Secção Nacional da Nobel International School, Francisco Claro.
Coube ainda ao professor do Departamento de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Algarve Vitor Gamboa, representar a equipa do Projeto Aprender+.
A Câmara de Lagoa diz estar em preparação um e-book que compila os materiais produzidos neste 2º Encontro, a publicar brevemente.