Sociedade

“Leitura com Mimos” em Quarteira no próximo sábado

 
Depois de um cancelamento ao qual a organização foi alheia, o polo de Quarteira da Biblioteca Municipal de Loulé recebe no próximo sábado, 27 de novembro, a iniciativa “Leitura com Mimos”, apresentada por Rita Moriés, destinada à primeira infância.

Às 10h00, o público-alvo da atividade serão 12 bebés dos 6 aos 18 meses, e a sessão das 11h00 está aberta a 12 crianças dos 19 aos 36 meses. Todos os participantes serão acompanhados por um adulto.
 
Segundo se lê na nota emitida pelo Município de Loulé, a iniciativa pretende dar a conhecer o objeto livro acompanhado de dinâmicas e práticas de leitura que despertem em cada bebé o desejo de abrir um livro. Utilizando livros, imagens e objetos, adequados ao público, desenvolvem-se as competências linguísticas das crianças.
 
Cada sessão terá uma duração aproximada de 40 minutos. As vagas são limitadas e, como tal é necessária inscrição prévia para biblioteca@cm-loule.pt
 
Na mesma nota, lê-se que Rita Moriés iniciou a sua atividade profissional enquanto mediadora de leitura em 2002, como estagiária na Biblioteca de Beja. Pós-graduada em Livro Infantil na Universidade Católica de Lisboa, trabalhou em bibliotecas, escolas e em IPSS, promovendo atividades de animação de leitura, contribuindo para formar novos leitores e fomentar hábitos de leitura. Em 2008 integrou a equipa de trabalho da Biblioteca Municipal de Silves. Atualmente trabalha numa escola e dinamiza sessões de animação de leitura direcionadas a crianças e jovens, além de sessões para bebés (0-36 meses) em bibliotecas ou em instituições particulares de solidariedade social. 
 
"Os caminhos da leitura cruzaram a sua vida profissional. A paixão do ler e o gosto pela leitura foi crescendo, com muitos segredos para revelar e cheia de sonhos, licenciou-se em Animação Sociocultural", acrescenta a autarquia.