O livro “Forte de Peniche, memória resistência e luta”, editado pela União de Resistentes Antifascistas Portugueses – URAP, será apresentado na Biblioteca Municipal de Silves, no próximo dia 26 de julho, pelas 21h00.
Esta apresentação contará com a participação de Domingos Abrantes, ex-preso político, que passou muitos anos naquela cadeia e é, atualmente, membro do Conselho de Estado.
Conforme explica a autarquia, esta edição, insere-se no movimento de opinião de defesa da preservação e renovação do Forte de Peniche enquanto símbolo da repressão fascista e da luta pela liberdade. Trata-se de uma obra que procura divulgar o amplo e diversificado conjunto de textos e elementos informativos que, abrangendo outros temas sobre a Fortaleza, dão destaque às desumanas e vingativas condições enfrentadas pelos presos políticos, às suas lutas e à sua coragem e dignidade sempre reafirmadas. Inclui, ainda, uma lista completa dos 2494 presos que cumpriram penas na Cadeia de Peniche, sendo uma modesta mas sincera forma de homenagear estes combatentes pela liberdade.
Esta iniciativa é aberta a todo o público.