Sociedade

Loulé vai ensinar os mais novos a andar de bicicleta

 
No âmbito do projeto europeu “Healthy Cities”, o Município de Loulé conseguiu financiamento para desenvolver o projeto “Bicicleta na Escola” cujo objetivo é permitir que as crianças que frequentem o pré-escolar e o 1º ciclo nos estabelecimentos de ensino do concelho aprendam a andar de bicicleta.

Apesar da aposta que a autarquia tem feito no uso da bicicleta como meio de transporte aliado à prática desportiva, «a verdade é que é bastante elevada a percentagem da população, em particular de crianças e jovens, que não sabe andar de bicicleta (alguns estudos indicam que este número ronda os 70%), seja pela falta de tempo dos pais para ensinar os filhos, por falta de espaços para praticar ou até por questões de segurança rodoviária», salienta o município em comunicado.
 
Assim, o objetivo é dotar as crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos dos conhecimentos e capacidades que lhes permitam utilizar a bicicleta regularmente, de uma forma autónoma e segura, não só em termos técnicos, mas também ao nível dos sinais e regras de trânsito.
 
No final do ciclo de ensino – 4º ano de escolaridade – cada aluno receberá uma “Carta de Condução” que comprove as competências destes ciclistas.
 
De acordo com a mesma entidade , «esta iniciativa permitirá promover uma integração destes jovens ciclistas com a natureza “urbana”, reduzindo a pegada de carbono e incentivando à adoção de hábitos de vida ativos e saudáveis».
 
As ações nas escolas do concelho terão início no mês de setembro, no arranque do ano letivo 2022-23 e serão monitorizadas pela Comissão Europeia de forma a serem replicadas noutros países.