No próximo dia 1 de fevereiro, faz 10 anos que o Cineteatro Louletano reabriu após obras de reabilitação e para assinalar a data, o convidado – não por acaso – é exatamente o mesmo: o pianista Mário Laginha. Laginha desloca-se a Loulé em trio para um concerto online com Bernardo Moreira e Alexandre Frazão.
Em nota de imprensa, a autarquia explica que o concerto é o resultado de uma residência artística que decorreu na cidade em julho de 2020, onde o trio de músicos de jazz apresentará temas inéditos do seu novo álbum bem como um novo videoclipe gravado em Loulé, ou não tivesse o pianista uma grande cumplicidade com a cidade: “A verdade é que sinto que tenho muitas raízes aqui e curiosamente, com o passar dos anos, parece que essas raízes me chamaram. Chego cá e parece que conheço isto tudo. Conheço pessoas, ando na rua e tal como já aconteceu, uma senhora disse-me: “Tu só podes ser filho da Maria José – a Maria José era a minha mãe – e isso é muito tocante, uma pessoa ir na rua e alguém me dizer que foi colega da minha mãe”, salienta o pianista e compositor Mário Laginha.
Dado o cenário de pandemia COVID-19, a aposta vai para um concerto em streaming (direto) através das redes sociais, de forma a chegar ao máximo de pessoas possível de forma gratuita e universal.
Para assinalar a efeméride, que coincide com o dia da Cidade de Loulé, para além do concerto online (via Facebook do Cineteatro Louletano) está previsto também o lançamento do novo videoclipe do trio, intitulado "Muirapuama", bem como a criação de uma curta animação de vídeo que retrata os 10 anos da programação da sala de espetáculos e ainda o lançamento da rubrica “Em palco…”, onde a equipa do Cineteatro se apresenta, reforça a mesma nota.
Vítor Aleixo, autarca louletano, considera a realização deste concerto “um ato simbólico, numa autarquia e num equipamento cultural que, nestes tempos de pandemia, têm ousado fazer Cultura em segurança, contribuindo para a dignidade dos profissionais da cultura. 10 anos de um equipamento que é uma referência a Sul e que a todos nos orgulha, um espaço que está na memória de muitos de nós como local de encontro e de partilha”. “Que venham mais 10 anos a fazer a diferença na região!”, acrescenta.
Recorde-se que, devido à suspensão decretada pelo Governo com efeitos a 15 de janeiro no âmbito do Estado de Emergência, a programação presencial do Cineteatro Louletano que estava agendada teve de ser temporariamente adiada, sendo que muito em breve – em função do evoluir da situação da pandemia – novas datas serão anunciadas.