Sociedade

Município de Albufeira voltou a ser distinguido com o “Selo de Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano”

 
O Município de Albufeira voltou a ser distinguido com o “Selo de Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano”, atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).

Os prémios e selos dos Serviços de Águas e Resíduos 2021 (vertente Águas), da ERSAR, em parceria com o jornal Águas & Ambiente e outras entidades representativas do setor da água, têm por objetivo distinguir as entidades gestoras que, no exercício do ano de 2020, se destacaram pelo seu bom desempenho, ao mesmo tempo que pretendem ser um estímulo à melhoria dos serviços prestados à população.
 
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira mostra-se satisfeito com esta distinção que diz refletir o trabalho e investimento desenvolvidos pela autarquia, não só ao nível da construção, renovação e modernização das infraestruturas de abastecimento de água no concelho, mas também no que diz respeito ao controlo da qualidade da água, «o que nos dá a garantia de que a população e os milhares de turistas que nos visitam ao longo do ano podem beber água da torneira com toda a segurança».
 
José Carlos Rolo sublinha, ainda, que a atribuição do Selo de Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano ao Município «comprova que foram cumpridos todos os critérios previstos pela entidade reguladora, nomeadamente realizadas a totalidade das análises agendadas no âmbito do programa de controlo da qualidade da água, atingindo 99% ao nível do cumprimento dos valores paramétricos de controlo de rotina (bactérias coliformes e Escherichia coli), bem como todos os valores paramétricos de cheiro e sabor».
 
Em comunicado, o Município de Albufeira lembra que fornece água a uma população residente de 44.158 munícipes, número que dispara para os 85 mil se for contada a população flutuante ao longo de todo o ano e para 400 mil durante a época alta. 
 
Em 2020 foram fornecidos 10 milhões de metros cúbicos de água, valor bastante inferior ao registado em 2019 - 12 milhões de metros cúbicos - situação que se prendeu com a pandemia. Para o efeito a autarquia dispõe de 770 quilómetros de condutas que levam água até à casa dos consumidores.