Aumento significativo de funcionários que se aposentaram nos últimos anos, e outros que estão a atingir a idade da reforma, tem levado a autarquia a dar atenção a este processo.
A Câmara Municipal de Loulé informou que pretende continuar a melhorar os serviços que presta ao cidadão e responder, "de forma mais próxima, célere e eficaz", aos desafios que se colocam neste momento às autarquias, com o reforço desde o ano passado, de forma gradual, o seu mapa de pessoal com cerca de três centenas de novos trabalhadores, sobretudo em áreas que considera que são vitais para o tecido socioeconómico do concelho.
Segundo a câmara, o urbanismo é um dos setores para o qual tem vindo a recrutar técnicos superiores (arquitetos), "para uma resposta mais célere à dinâmica imobiliária e de construção civil existente no concelho".
Em nota enviada hoje, o município fala também de outros trabalhadores que estão a reforçar as equipas municipais: caso de engenheiros, na área das obras municipais, jardineiros, calceteiros e outros assistentes operacionais. Outra área que viu reforçada a sua equipa foi a fiscalização municipal.
A educação, que a autarquia considera área prioritária, reforçou o pessoal não docente "para garantir um bom ambiente e segurança no meio escolar".
A pensar na crise de saúde pública, também a área social tem recebido novos trabalhadores, tal como a proteção civil ou os bombeiros municipais. Nestes dois últimos, a aposta na contratação não é alheia "a preocupação crescente com a questão dos fogos florestais, não só em termos de vigilância, ao longo do ano, mas também em termos de primeira intervenção/combate, nos meses de verão", adianta o mesmo documento.
O município passou a ter este ano competências acrescidas na área da saúde, em virtude da transferência da administração central para a local, pelo que também aqui tem havido uma necessidade de pessoal para operacionalizar as novas funções da Câmara Municipal de Loulé, por exemplo nos centros de saúde.
Durante a crise financeira de 2011-2013, a edilidade lembra que o número de trabalhadores autárquicos de Loulé "caiu bastante" e mesmo atualmente o quadro de pessoal ainda se encontra aquém do que era antes de 2011.
«Neste momento, mais do que nunca, todos nós percebemos que reforçar os serviços públicos é garantir o acesso da população a áreas fundamentais como a saúde, a edução, a ação social ou a proteção e socorro. É por isso que o Município de Loulé assume esse desiderato de continuar a reforçar e melhorar o serviço que presta ao cidadão, com políticas de recrutamento de novos colaboradores», esclarece o presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo.